FVS-AM doa equipamentos tablets, impressoras e escâner para instituições parceiras do Programa Vida no Trânsito
Última atualização: 19 de Maio de 2020 - 13:29

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realizou a doação, na segunda-feira (18/05) e terça-feira (19/05), de equipamentos de informática e eletroeletrônicos para instituições parceiras do Programa Vida no Trânsito, iniciativa voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde. As entregas foram realizadas no almoxarifado da FVS-AM, na Rua João Alfredo, bairro São Geraldo, zona centro-sul de Manaus.

Nesta segunda, foram doados uma impressora e um escâner para o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana Gestão de Trânsito (IMMU/Trânsito) (antigo Manaustrans); dois tablets e uma impressora para o IMMU Gestão Transporte (IMMU/Transporte) (antigo SMTU); e outros dois tablets e uma impressora para o Corpo de Bombeiros Militares do Amazonas (CBMAM).

Nos próximos dias, serão entregues as doações de um tablet, uma televisão de 50” e uma impressora ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran); e dois tablets, um escâner e uma impressora para o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar do Amazonas.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, os equipamentos serão utilizados em ações educativas das instituições voltadas para o Programa Vida no Trânsito. “São instituições parceiras da FVS e, mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, buscamos encaminhar os equipamentos como forma de dar andamento as demais atividades do programa no Amazonas”, afirmou Rosemary, acrescentando que o programa faz parte do calendário de atividades do Movimento Maio Amarelo que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Para a enfermeira Vera Lúcia Ferreira de Queiroz, responsável pela Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Gdants), do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-AM, as entregas dos equipamentos foram agendadas em horários diferentes. “Essa é uma medida tomada para evitar aglomerações de funcionários das instituições”, afirmou.

Segundo a diretora de educação para o trânsito e estatística do IMMU-Trânsito, Hanara Souza, a impressora e o escâner recebidos serão usados no projeto “Transversalizando o trânsito” que atua na formação, desenvolvimento de ações que resultem em comportamento seguro no trânsito. “Trabalhamos com esse projeto nas escolas municipais, a iniciativa já está inclusa no plano intersetorial do Programa Vida no Trânsito”, disse.

Conforme o chefe de Divisão de Atendimento Social do IMMU/Transporte, Jamily Campelo de Souza, os equipamentos recebidos serão utilizados em palestras educativas. “Atuamos divulgando a educação no transporte junto às empresas de transporte coletivo, às operadoras de transporte executivo e alternativo”, detalhou.

Representando o CBMAM na entrega da doação, o major dos Bombeiros, Robson Falcão, apontou que os dois tablets e a impressora, recebidos pela instituição, vão enfatizar as ações dos bombeiros na área de educação e de saúde no trânsito. “Os materiais são de suma importância para poder potencializar o nosso trabalho. Vamos poder utilizar a impressora para imprimir material para capacitação e treinamento e os tablets para fazer os mapeamentos voltados, também, para a prevenção contra acidentes de trânsito”, ressaltou.

Em números – Com base do último levantamento do Detran-AM, o primeiro trimestre de 2020 teve o menor número de mortes no trânsito dos últimos seis anos. De janeiro a março deste ano, foram 55 vítimas fatais no Estado. Desse total, 43 foram a óbito na capital e 12 no interior. O comparativo foi feito com o primeiro trimestre de 2015 a 2020. Nesse período, o ano de 2016 foi o que teve o maior número de mortes no trânsito no Estado. Foram 202, sendo 136 em Manaus e 66 no interior.

Programa Vida no Trânsito – O Programa Vida no Trânsito é uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011-2020.

A iniciativa tem como foco das ações a intervenção em dois fatores de risco priorizados no Brasil: dirigir após o consumo de bebida alcoólica e velocidade excessiva e/ou inadequada, além de outros fatores ou grupos de vítimas identificados localmente a partir das análises dos dados, notadamente acidentes de transporte terrestre envolvendo motocicletas.

Maio Amarelo – O Movimento Maio Amarelo busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

A iniciativa foi criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária na esteira da determinação da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, o Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.