NOTÍCIAS

FVS-AM lembra importância da vacinação no dia Mundial de Luta contra a Raiva, nesta segunda-feira (28/09)
Última atualização: 28 de Setembro de 2020 - 11:06

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) recorda, nesta segunda-feira (28/9), o Dia Mundial de Luta contra a Raiva. A data marca a importância de conscientizar as pessoas sobre a prevenção da doença, que pode ser transmitida para qualquer mamífero – animal e humano. No Brasil, a raiva é mais conhecida por quem tem animal de estimação, por conta da vacinação antirrábica.

O chefe de Departamento de Vigilância Ambiental (DVA/FVS-AM), Elder Figueira, lembra que é possível prevenir por meio da vacinação. Elder explica que a transmissão da raiva ocorre por meio de contato humano com a saliva infectada com o vírus através de mordidas ou arranhões de animais doentes.

 “Todos os anos, os tutores devem vacinar seus animais de estimação contra a raiva. A vacina é gratuita e ofertada em forma de campanhas pelas secretarias municipais de saúde. Na maioria dos casos, os cães são os principais transmissores da raiva às pessoas. Por isso, é tão importante vacinar seu animal doméstico”, disse Elder. 

Os municípios do Amazonas dispõem de insumos para vacinar animais e também pessoas expostas a agressões de animais domésticos ou silvestres. O médico veterinário Hamid Ataide Miguel, da Gerência de Zoonoses da FVS-AM (GZ/DVA/FVS-AM), apontou que, caso a pessoa seja atacada por um animal, é preciso lavar o ferimento com água e sabão e buscar atendimento médico, imediatamente, em um posto de saúde mais próximo. 

O procedimento após o ataque inclui, também, monitoramento do animal, por dez dias consecutivos, com o objetivo de identificar se há sinais da raiva naquele animal. “No caso de animais de rua, se, durante os dez dias de monitoramento, o animal morreu ou fugiu, a pessoa atacada deve concluir o esquema de vacinação para evitar contrair a raiva”, afirmou o médico veterinário, acrescentando que a raiva tem caráter mortal e, anualmente, morrem de 40 mil a 100 mil pessoas no mundo pela doença. 

Sobre a data - O dia 28 de setembro foi escolhido em homenagem a Louis Pasteur, quem produziu a primeira vacina contra a raiva, e marca o Dia Mundial de Luta contra a Raiva, promovido pela Aliança Global para o Controle da Raiva, com o fim de criar consciência sobre as consequências da raiva humana e animal, e explicar a maneira de preveni-la.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. Entre as atribuições da instituição, está a vigilância de zoonoses por meio da Gerência de Zoonoses (GZ), inserida no Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-AM. A autarquia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.