FVS-AM segue acompanhando ações de controle de surto de dengue em Boca do Acre
Última atualização: 9 de Novembro de 2020 - 13:39

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) segue acompanhando ações de controle de surto de dengue em Boca do Acre (a 1.028 quilômetros a sudoeste de Manaus). A Secretaria Municipal de Saúde de Boca do Acre assinou um plano de contingência para controlar a doença na cidade, buscando conter a doença em dois meses.

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, aponta que a acompanhamento das ações ocorre para dar suporte às atividades que são realizadas pela prefeitura de Boca do Acre. “A FVS-AM montou um plano de contingência para intensificar as atividades e conseguir reduzir o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti que transmite a dengue”, afirmou.

A coordenadora da Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial - Dengue do DVA/FVS-AM, Luzia Mustafá, foi uma das técnicas que acompanhou as equipes de Boca do Acre no controle da doença de 21 a 30 de outubro. “Fizemos um diagnóstico da situação, reunião com a equipe de vigilância epidemiológica e agentes, em cada uma das Unidades Básicas de Saúde, explicando a real situação e a necessidade de notificar e identificar os casos de dengue na cidade”, detalhou.

Segundo a técnica, a maioria dos criadouros do mosquito foram identificados nos bairros Macaxeiral e Praia do Gado. “Esses bairros são os que apresentaram maior número de criadouros. Encontramos muitos quintais sujos e com acúmulo de água. Pedimos a colaboração da população na eliminação desses criadouros”, afirmou Luzia.

A Secretaria Municipal de Saúde de Boca do Acre assinou um plano de contingência se comprometendo a manter as medidas de controle do Aedes aegypti com visitas domiciliares que comumente são realizadas por agentes de endemias e de saúde, orientando moradores quanto à necessidade de limpeza de quintais, de caixas d’água e outros recipientes que possam servir como criadouro do mosquito.

Cenário – Conforme dados do Sinan, foram notificados, até a primeira quinzena de outubro, 8.258 casos de dengue no Amazonas. Os municípios do estado que mais apresentaram notificações por dengue são Manaus (1.831 notificações); Guajará (1.040); São Gabriel da Cachoeira (883); Benjamin Constant (656) e Humaitá (582).

Mosquito -  O Aedes aegypti é um mosquito doméstico que vive dentro de casa e perto do homem, e também transmite zika e chikungunya. O mosquito se alimenta de sangue humano, principalmente ao amanhecer e ao entardecer.

A reprodução da espécie ocorre em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas, que são colocados e distribuídos por diversos criadouros. O mosquito leva de sete a 10 dias para chegar à fase adulta.

Sintomas – Os principais sintomas da dengue são febre, dores nas articulações, vômito, manchas vermelhas no corpo, sangramento e dor abdominal. Diante desses sintomas, a recomendação é buscar atendimento médico no serviço de saúde de sua cidade.

Prevenção – Como prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito, basta investigar os locais com água parada. O ideal é que seja realizada essa varredura uma vez por semana, levando apenas 10 minutos.

Portanto, recomenda-se tampar tonéis e caixas d’água; manter calhas sempre limpas; deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo; manter lixeiras bem tampadas; deixar ralos limpos e com aplicação de tela; realizar limpeza semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia; limpar com escova ou bucha os potes de água para animais; e retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, incluindo o monitoramento de indicadores de doenças, como a dengue, por meio da Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial – Dengue, inserido no Departamento de Vigilância Ambiental (DVA/FVS-AM). A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, em Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.