NOTÍCIAS

Programa de Brigadas de Combate ao Aedes aegypti foi tema de apresentação no Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas-SETA 2020
Última atualização: 25 de Novembro de 2020 - 13:44

O VI Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas- SETA, foi realizado durante os dias 18 e 19 de novembro de 2020 em formato virtual, destinado a profissionais de educação básica quanto de ensino superior e estudantes que tem interesse em pesquisa cientifica educacional.   O evento teve a finalidade de promover debates e reflexões sobre elaborações de produtos educacionais e seus impactos sociais.

Dentre as palestras, ocorreu a apresentação do professor de Biologia, Elias Valente Filho que relatou a sua experiência como coordenador brigadista na Escola Estadual, Professora Lecita Fonseca Ramos, no Programa de Brigadas de Combate ao Aedes aegypti.

O programa faz parte de uma parceria entre a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc) para reforçar ações de prevenção junto aos estudantes das redes de ensino.

Para o biólogo, Elias Valente Filho, o programa permite sensibilizar todo o corpo escolar na luta contra o Aedes aegypti, utilizando medidas necessárias para o combate e prevenção.

“Durante o evento, pude relatar a minha experiência como coordenador brigadista e falar sobre as atividades que foram desenvolvidas em ambiente domiciliar dos estudantes, como orientações de medidas preventivas de combate a arboviroses transmitidas pelo vetor Aedes aegyti ’’, disse o coordenador.

Segundo a sanitarista Josielen Amorim, do Grupo Técnico de Integração da Fundação de Vigilância em Saúde (GTI/FVS-AM), o programa Estadual de Brigadas existe desde 2016 e atua na capacitação de profissionais para a ampliação das medidas de controle necessárias na eliminação de criadouros do mosquito. 

 “A educação em saúde nos ambientes escolares é essencial pois estimula os alunos e seus familiares a colaborarem para reduzirem a proliferação do mosquito Aedes aegypti.  Além disso, 234 instituições de ensino em Manaus fazem parte do programa e são monitoradas por relatórios mensais enviados para a Fundação de Vigilância em Saúde”, comentou.  

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua na linha de frente no combate à pandemia de Covid-19 no Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.