Ensino a distância: FVS oferta curso para enfrentamento de doenças por desastres no Amazonas
Última atualização: 15 de Março de 2021 - 13:46

Reduzir o risco da exposição da população do Amazonas diante do enfrentamento a desastres, como cheia e estiagem, é o principal objetivo do Curso Básico de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados a Desastres (Vigidesastres) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). A capacitação virtual está com inscrições abertas até o dia 31 de março pelo link http://bit.ly/2ODgTnl.

A ementa do curso possui 20 horas de carga horária e contempla conceito e classificação de desastres; os principais desastres registrados no Amazonas; e as ações de resposta de enfrentamento pela Vigilância em Saúde com desenvolvimento de plano de contingências e alerta de cheias no estado.

O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, aponta que o curso é a oportunidade de ofertar capacitação técnica sobre o enfrentamento a desastres às secretarias municipais de saúde no Amazonas. “Com a mudança de gestões municipais, percebemos a necessidade de treinar os profissionais de saúde para lidarem, da melhor forma possível, com os impactos das cheias e estiagens no Amazonas”, afirma.

Com 20 municípios do Amazonas em situação de emergência, devido à cheia dos rios, nesse primeiro quadrimestre, as atenções se voltam para o enfrentamento de doenças ocasionadas pelas cheias.

“Doenças de veiculação hídrica e aumento de acidentes por animais peçonhentos são alguns dos problemas enfrentados pela população no período de enchente”, disse o coordenador do Comitê de Vigilância em Saúde para Desastres da FVS-AM (CVSD/FVS), Renato Souza.

Hipoclorito – Nesse mês de março, a FVS-AM enviou 185.148 frascos de hipoclorito de sódio para 20 municípios do Amazonas que se encontram em situação de emergência, devido às inundações graduais registradas no inverno amazônico, entre janeiro e abril.

Os municípios são: Carauari, Envira, Guajará, Ipixuna e Itamarati, na calha do Juruá; Beruri, Boca do Acre, Canutama, Lábrea, Pauini e Tapauá, na calha do Purus; e Alvarães, Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamim Fernandes, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença e Tonantins, na calha do Alto Solimões.

Ao longo de 2020, a FVS-AM enviou 3,2 milhões de frascos de hipoclorito de sódio para os 62 municípios do Amazonas. O envio ocorre por meio do programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), coordenado no Amazonas pela Gerência de Riscos Não Biológicos (GRNB) do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-AM.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, incluindo a prevenção a desastres e efeitos na saúde humana, ambiente e serviços de saúde por meio da Vigilância em Saúde Ambiental relacionada aos Desastres Naturais. A FVS-AM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.