NOTÍCIAS

Palestra online da FVS capacita 243 profissionais para retorno seguro de atividade escolar no Amazonas
Última atualização: 15 de Março de 2021 - 16:59

Para garantir o retorno das atividades educacionais particulares com segurança, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) capacitou, em palestra online, na sexta-feira (12/03), 243 profissionais da rede privada de educação infantil, sobre as medidas preventivas à Covid-19 e, também, sobre o monitoramento de casos suspeitos de infectados pelo novo coronavírus em ambiente escolar.

 Os participantes representaram 81 escolas de educação infantil (de 0 a 5 anos de idade) associadas ao Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM). Foram três participantes por instituição de ensino.

 A palestra contemplou o fluxo de notificação de casos suspeitos e monitoramento de confirmados integrantes da comunidade escolar com covid-19. “Não foi registrado nenhum surto de covid-19 no ambiente educacional. Por isso, é importante que gestores e professores participem para manter bons resultados”, afirmou o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes.

 A palestrante e coordenadora da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECCIS/FVS), enfermeira Evelyn Campelo, apontou que a notificação de casos de Covid-19 ocorre em tempo real. “Após o registro, a FVS inicia a investigação com testagem, visita na casa do suspeito e identificação de suspeitos contatados pelo infectado”, detalhou.

A enfermeira acrescentou que reafirmou as orientações do protocolo sanitário para retorno das atividades educacionais com segurança, como distanciamento social, casos de indicações de uso de máscaras e afastamento de infectados do ambiente escolar. As orientações completas podem ser acessadas em https://bit.ly/38zQRbz.

 Vigilância Ativa – A Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECCIS/FVS) realiza a Vigilância Ativa nas Escolas com o objetivo de detectar precocemente, isolar, orientar e monitorar possíveis infectados com o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em integrantes da comunidade escolar.

 Em 2020, foram 254 notificados por gestores de 99 escolas da rede estadual no período entre 13 de agosto a 6 de novembro de 2020. Do total de notificados, 207 (81%) foram professores, 9 (4%) foram alunos e 38 (15%) foram profissionais de outras categorias, como assistentes administrativos e merendeiras. Os nove alunos, que apresentaram sintomas gripais, foram descartados para Covid-19 por meio de testagem de detecção via exame RT PCR.

Retorno - Por meio do Decreto nº 43.520, o Governo do Amazonas autoriza a realização de atividades da rede particular de ensino, desde o dia oito de março, para creches e instituições de educação infantil particulares, com metade da ocupação das salas.

Referência - A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição atua na linha de frente do enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Amazonas. A FVS-AM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

FOTO: Catarina Sampaio / FVS-AM

SONORA: Evelyn Campelo - coordenadora do Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECCIS/FVS)

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) - Maíra Pessoa Fragoso (3182-8523 / 98403-8627) e Girlene Medeiros (98103-6963).