Curso de capacitação para profissionais em saúde mental reuniu 100 pessoas pela FVS-AM
Última atualização: 16 de Abril de 2021 - 12:53

O Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest) da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizou, nesta sexta-feira (16/04), um curso de capacitação voltado para profissionais em saúde mental da rede pública de saúde em Manaus. O evento, que ocorreu de forma virtual, foi dividido em duas turmas, uma das 8h ao meio-dia, e outra das 13h às 17h, e contou com a participação de 100 pessoas.

O objetivo do encontro é preparar os trabalhadores que atuam no setor de saúde mental da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus, para estarem aptos a identificar possíveis transtornos mentais causados no ambiente de trabalho.

O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, ressaltou a importância da iniciativa da realização do curso de capacitação sobre saúde mental em tempos de pandemia de Covid-19, quando muitos profissionais se sentem exaustos, devido à alta demanda de atendimento de saúde.

“O curso é mais do que necessário no momento de pandemia em que vivemos. É importante pensarmos que muitos profissionais da saúde sofreram impacto na saúde mental devido à alta demanda de atendimento, com destaque para os casos confirmados de Covid-19”, afirmou Cristiano.

Outro propósito da iniciativa é traçar o perfil destes profissionais de saúde para entender a dimensão do desafio de notificar a ocorrência de casos e evitar subnotificações na capital do estado, considerando que não foram registrados casos relacionados à saúde mental, mesmo diante da pressão e sobrecarga de trabalho causadas pela pandemia de Covid-19.

A coordenadora do Cerest/FVS, Cinthia Santos, reforça a importância da notificação de casos relacionados à saúde mental, levando em conta que esses dados são úteis até mesmo para estudiosos no futuro. “Esses dados são essenciais para pesquisadores, que, no futuro, queiram entender as sequelas relacionadas ao trabalho que a pandemia causou nos profissionais de saúde”, ressaltou.

Ainda segundo a coordenadora do Cerest/FVS, após o primeiro encontro ser realizado, o próximo passo será estender o treinamento para os outros 61 municípios do interior do estado.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção a doenças, como as desencadeadas e/ou agravadas no ambiente de trabalho, por meio do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest/FVS). A FVS-AM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTO: Kássio Moraes/FVS-AM

SONORA: Cinthia Santos, coordenadora do Cerest/FVS