NOTÍCIAS

Curso básico virtual de Monitoramento de Qualidade da Água é oferecido pela FVS-AM
Última atualização: 5 de Maio de 2021 - 18:48

O Centro de Educação a Distância da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (Cead/FVS-AM) disponibiliza nesta quarta-feira (05/05), o curso básico em Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano. O público-alvo são os profissionais técnicos e responsáveis pelo sistema de abastecimento de água do interior do Estado, no entanto, as aulas estão livres para o público em geral.

Dividido em cinco módulos, o curso tem como objetivo capacitar os técnicos dos municípios do interior acerca de coletas de amostras, noções de legislação vigente sobre vigilância e controle da qualidade da água, análise de dados e planejamento de coleta, para que estejam aptos a realizar o controle de vigilância em seus municípios.  

O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, aponta a relevância da iniciativa. “O curso foi idealizado para contribuir com a sociedade, especialmente, para os novos gestores do programa ‘Vigiágua’, que assumem essa responsabilidade em suas cidades e que passam a contar com mais essa ferramenta digital, que permite o acesso aos conteúdos didáticos produzidos pela FVS, disponíveis a qualquer momento, voltado para o tema de atuação”, destacou Cristiano.

O biólogo da Gerência de Riscos Não Biológicos da FVS-AM (GRNB), Walter Oliva, explica que o curso irá reforçar os conhecimentos dos servidores públicos do interior do Amazonas. “Acreditamos que o curso tem muito a acrescentar e aprimorar os conhecimentos prévios dos profissionais técnicos”, diz Walter.

Ainda segundo Walter, outra meta do curso é disponibilizar conteúdos atemporais, que possam ser visualizados em qualquer área do Amazonas. “Os conteúdos estão disponibilizados na plataforma EaD da FVS, e o participante poderá revisitar as aulas a qualquer hora, caso queira manter os conhecimentos sempre frescos em sua memória”,   

Inscrições – A inscrição pode ser realizada no portal EaD da FVS-AM, e após efetuada, o interessado deve aguardar um prazo de até 48 horas para confirmação da matrícula. O curso está disponível em todo o território brasileiro.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. Por meio da subgerência de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, a FVS-AM atua com a capacitação de profissionais que atuam na Vigilância em Saúde do estado.

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-AM é o (92) 3182-8510.

 

FOTO: Kássio Moraes/FVS-AM

 

SONORA: Walter Oliva/GRNB-FVS