NOTÍCIAS

Atuação do pedagogo na Vigilância em Saúde é um dos temas abordados em roda de conversa
Última atualização: 28 de Maio de 2021 - 16:38

Prof. Dr. Raimundo Sidnei Campos, da FVS-AM, participou do evento online da UEA

A atuação do profissional de pedagogia na Vigilância em Saúde foi um dos temas abordados na Roda de Conversa virtual “A atuação do pedagogo em espaços educativos não escolares” realizado, na noite de quinta-feira (27/05), pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para 40 acadêmicos de pedagogia da universidade.

A roda de conversa foi realizada para discutir a atuação de pedagogo em espaços educativos não escolares, evidenciando a relevância do trabalho pedagógico desenvolvido nesses espaços e os desafios enfrentados. A atividade foi voltada para estudantes da disciplina “Teoria e Prática da Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar” do curso de pedagogia da UEA e foi coordenada pela professora Me. Cristina Araújo e a professora Me. Nataliana Paiva.

Os dois participantes principais da roda de conversa são pedagogos que atuam fora do ambiente escolar. Representando a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), o Professor Dr. Raimundo Sidnei Campos participou do evento e abordou o papel do pedagogo da Vigilância em Saúde. Sidnei é concursado, tendo 24 anos de carreira como pedagogo, sendo 12 destes anos na área de saúde na FVS-AM.

Também participou da roda de conversa a Professora Dra. Carolina Brandão Gonçalves, pedagoga do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

De acordo com o Professor Dr. Raimundo Sidnei, o momento oportunizou abordar para os acadêmicos sobre ambientes não escolares em que o profissional de pedagogia pode atuar, ampliando a compreensão dos estudantes sobre o mercado de trabalho e apontando que o profissional de pedagogia é requisitado em diferentes setores da sociedade.

 “O pedagogo não atua somente dentro de escola, como docente. Atua também no sistema penitenciário, com populações vulneráveis, em hospitais, secretarias governamentais e em empresas nas áreas de gestão do trabalho e recursos humanos)”, detalhou o professor.

Na Vigilância – O profissional de pedagogia pode atuar em diferentes frentes da saúde, tanto na Assistência à Saúde como na Vigilância em Saúde. No Brasil, a FVS-AM foi uma das primeiras instituições a integrar a figura do pedagogo no quadro de servidores sem que legislações obrigassem a contratação desses profissionais.

Na FVS-AM, o pedagogo atua no ensino, pesquisa e educação, atuando em processos educativos em Vigilância em Saúde que pode incluir diferentes frentes, como as vigilâncias ambiental, sanitária, do trabalhador, epidemiológica e laboratorial.

Referência – A FVS-AM é a primeira fundação pública estadual do país a reunir as vigilâncias epidemiológica, ambiental, sanitária e laboratorial. O órgão funciona, para atendimento ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

 

FOTO: Catarina Sampaio / FVS-AM

SONORA: Prof. Dr. Sidnei Campos do Núcleo de Ensino e Pesquisa da FVS-AM (NEP/FVS-AM)