NOTÍCIAS

FVS-AM reforça sobre importância de medidas preventivas à Covid-19 em populações vulneráveis migrantes
Última atualização: 17 de Junho de 2021 - 18:52

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realizou, de terça (15/06) a esta quinta-feira (17/06), capacitações para reforçar as estratégias relacionadas às medidas preventivas não-farmacológicas à Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras, a higiene das mãos e o distanciamento social, nas populações em situação de vulnerabilidade no Amazonas.

Os encontros ocorreram na sede da instituição, na zona norte de Manaus, e contou com a participação de integrantes de órgãos internacionais ligados à Organização das Nações Unidas (ONU) atuantes em ações humanitárias às populações  de refugiadas e migrantes. Ao todo, foram 70 representantes das instituições, divididas em turmas com dez pessoas para evitar aglomerações.

 

Participaram das reuniões: membros da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM) que é a Agência das Nações Unidas para as Migrações.

 

“Foi uma troca de experiências para reforçar as estratégias relacionadas ao enfrentamento à pandemia e possibilitar que as mensagens cheguem também a populações vulneráveis em deslocamento ”, evidenciou o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes.

 

Segundo a coordenadora estadual de controle de infecções em serviços de saúde (Ceciss/FVS-AM), enfermeira Evelyn Campelo, as reuniões ocorreram em duas turmas, uma matutina e outra vespertina. 

 

“Foram detalhadas estratégias para o fortalecimento das mensagens de prevenção ao COVID-19 entre a população em situação de vulnerabilidade no Amazonas, esclarecendo conhecimento epidemiológico, como o que é uma variante do novo coronavírus, a importância de manter o uso da máscara mesmo após ser vacinado contra a Covid-19 e a manutenção da higiene das mãos e distanciamento social, evitando aglomerações de pessoas”, disse Evelyn.     

 

A chefe de escritório no Amazonas para a UNFPA, Débora Rodrigues, ressaltou a importância em fortalecer as medidas preventivas à Covid-19 adaptadas ao contexto pandêmico atual. “A formação foi de suma importância para fortalecer, junto às equipes humanitárias, a necessidade de adoção de medidas de prevenção, protegendo a si mesmos e a população refugiada e migrante que atendemos”, apontou.

 

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

 

FOTOS: Sol Simões/FVS-AM e Girlene Medeiros/FVS-AM

SONORA: Evelyn Campelo, coordenadora estadual de controle de infecções em serviços de saúde (Ceciss/FVS-AM)