Pauini recebeu força tarefa da equipe da FVS-AM para intensificação da cobertura vacinal contra Covid-19
Última atualização: 30 de Junho de 2021 - 13:54

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realizou uma visita técnica ao município de Pauini (a 923 quilômetros a sudoeste de Manaus), entre os dias 21 a 25 de junho, para dar suporte às estratégias utilizadas no município na operacionalização da campanha de vacinação contra a Covid-19.

A equipe técnica da FVS-AM auxiliou a Secretaria Municipal de Saúde de Pauini (Semsa/Pauini) no preenchimento de fichas para casos de infecção pelo novo coronavírus e orientou a equipe municipal com sugestões para a campanha de vacinação.

O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, ressalta que ações como essa são de grande suporte para interiores mais remotos. “Muitos desses municípios são distantes e têm dificuldade em acessar as informações sobre preenchimento e envio de fichas, que são disponibilizadas on-line. Por conta disso, a FVS visita o local para prestar o suporte local”, salientou Cristiano.

Por se tratar de um município de difícil acesso geográfico e baixa cobertura de internet, Pauini estava em atraso, há dois meses, nas atualizações do cenário epidemiológico e cobertura vacinal do município de Covid-19. No total, 4.154 fichas de casos do novo coronavírus aguardavam, há dois meses, por preenchimento para registro.

Após a força tarefa, a Semsa Pauini se comprometeu em manter a atualização em dia junto aos bancos de informações utilizados pela FVS-AM, além de realizar a intensificação de vacinação voltado aos grupos prioritários.    De acordo com a enfermeira Amanda Andion, gerente do Núcleo de Educação em Saúde (NES/FVS-AM), foi constatado baixa cobertura vacinal, e sem atingir nenhuma meta por grupos prioritários, mesmo havendo 7.930 doses de vacina contra Covid-19 a serem aplicadas. “Nós observamos pouca divulgação do esquema de vacinas, e orientamos o município a enviar um documento ao governo do Estado para autorizar a aplicação imediata das vacinas para atender outros públicos prioritários e também sugerimos campanhas de mobilização a vacinação aos fins de semana, sem interrupção de horário”, relata Amanda.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-AM (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTO: Divulgação/FVS-AM

SONORA: Amanda Andion, gerente do Núcleo de Educação em Saúde (NES/FVS-AM).