FVS-RCP promove capacitação online para aprimorar registro de dados de acidentes de trânsito
Última atualização: 21 de Julho de 2021 - 15:56
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto, por meio do Programa Vida no Trânsito, realizou, na terça-feira (20/07), uma videoconferência para aprimorar os registros de acidentes de trânsito realizados pelos 11 municípios integrantes da estratégia. A capacitação objetiva destacar a metodologia padrão, desenvolvida pela coordenação do programa, para os técnicos do Estado onde a estratégia é implantada.
O principal tópico apresentado durante a conferência foi preparar os munícipios para registrar e enviar informações sobre acidentes de trânsito registrados nos municípios: Boca do Acre, Coari, Itacoatiara Humaitá, Manacapuru, Manaus, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tabatinga e Tefé.
O diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, destaca que os municípios selecionados para reunião são os que mais apresentam ocorrências de acidentes no trânsito no Estado. “Esses municípios foram incluídos no Programa Vida no Trânsito para que haja um acompanhamento mais próximo na intenção de evitar acidentes graves e fatais nessas regiões”, esclareceu Cristiano.
Segundo a responsável pela Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GDANT/FVS-RCP), Vera Lucia Queiroz, é importante que os municípios saibam identificar quais as principais causas de acidentes de trânsito. “Nós estamos capacitando esses servidores para que eles saibam registrar as causas, horários e locais mais comuns de ocorrer esses acidentes, tendo assim uma melhor noção de quais medidas tomar para reduzir o número de acidentes”, afirmou Vera Lucia.
O palestrante e epidemiologista do GDANT/FVS-RCP, Ronildo Alencar, explica que a FVS-RCP planejou uma metodologia no intuito de facilitar a comunicação entre a instituição e os municípios. “Criamos uma planilha padrão para a realização de registros de acidentes de trânsito com opções e respostas para facilitar na hora de preencher as fichas, além disso é o mesmo modelo a ser aplicado para todos os municípios integrantes do programa, mantendo uma padronização”, informou.
Municípios – Entre os 11 municípios que participam do programa Vida no Trânsito, os que apresentaram maior quantitativo de acidentes de trânsito graves, no período de janeiro a maio de 2021, foram: Manaus (342), Humaitá (25), Boca do Acre (13), Rio Preto da Eva (11), Tabatinga (11), Manacapuru (9), Coari (6), Itacoatiara (6), Parintins (4), Tefé (3) e Presidente Figueiredo (1).
Entre os municípios que integram o programa e que mais registraram óbitos por acidentes de trânsito, no primeiro semestre de 2021, são: Manaus (130), Itacoatiara (6), Rio Preto da Eva (5), Coari (5), Parintins (4), Humaitá (3), Tabatinga (2), Presidente Figueiredo (2), Manacapuru (2), Boca do Acre (2) e Tefé (1).
Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de acidentes no trânsito, realizada pela Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GDANT/FVS-RCP).
A FVS-RCP funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.
FOTO: Kássio Moraes/FVS-RCP
Sonora: Vera Lucia Queiroz, responsável pela Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GDANT)
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.