Notícias



Municipalização das Leis de Trânsito é tema de webpalestra da FVS-RCP
Última atualização: 29 de Julho de 2021 - 14:06

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio da Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GDANT), realizou na quarta-feira (28/07), por meio de transmissão on-line  videoconferência com o objetivo de capacitar municípios do interior do Estado acerca de Legislação para a Municipalização das Leis de Trânsito. O evento teve enfoque para municípios do interior do Estado integrados ao Programa Vida no Trânsito, ou em processo de integração. Ao todo, 15 participantes acompanharam a reunião.

A palestra teve o intuito de apresentar legislação de trânsito; capacitar cada município a administrar seu próprio fluxo de trânsito, além de reforçar estratégias para evitar e reduzir casos de acidentes nesses locais.

Para  o diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, o treinamento foi importante para que os municípios do interior possam ter controle do próprio trânsito. “O esperado é que após a capacitação, os técnicos municipais se sintam preparados para executar as ações de trânsito local”, explica Cristiano.

De acordo com a palestrante do evento e técnica da Gerência de Educação de Trânsito do Detran-AM, Deonandina Monteiro, outro objetivo do projeto é reduzir casos de internações causadas por acidentes de trânsito. “Estamos empenhados em diminuir casos de acidentes de trânsito no interior do Estado, principalmente para evitar sobrecarga no sistema de saúde”, reforça Deonandina.

Municípios – No Amazonas, 13 municípios são considerados municipalizados ou em processo de municipalização, entre eles estão: Apuí, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tabatinga, Tefé e Urucurituba.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de acidentes no trânsito, realizada pela Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GDANT/FVS-RCP).

A FVS-RCP funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551. 

 

FOTO: Kássio Moraes/FVS-RCP

 

 Sonora: Vera Lucia Queiroz, responsável pela Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GDANT)



Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.