VI Jornada Científica: três melhores projetos são prestigiados na FVS/RCP
Última atualização: 27 de Agosto de 2021 - 14:30
Promovendo a pesquisa científica voltada para a vigilância em saúde, o Núcleo de Ensino e Pesquisa da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (NEP/FVS-RCP), realizou na última terça-feira (24/08), a VI Jornada Científica do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic/FVS-RCP), onde 14 projetos de pesquisa foram apresentados para bancas examinadoras formadas por especialistas e no final do dia, três bolsistas foram eleitos como os melhores da edição.
Os classificados no top três entres as melhores pesquisas foram: “Cadeia de transmissão dos casos emergentes na pandemia COVID-19 do Estado do Amazonas: estudo longitudinal de série de casos” desenvolvida pela estudante de enfermagem, Geovana Pinheiro e coordenada por Marlúcia Garrido e Leila Alencar; “Produtos de mandioca: análise microscópica para pesquisa de sujidades, elaboração de Cartilha de Boas práticas e tabela de composição nutricional” de Riane Carvalho, com coordenação de Simone Ramos; “A violência contra a mulher em tempos de isolamento social pelo novo Coronavírus no Estado do Amazonas” por Dayanne da Silva com orientação de Erian Santos e Leise Fernandes.
O coordenador do Paic/FVS-RCP, Sidnei Campos, ressalta que os projetos são resultados de muito esforço dos bolsistas. “Os projetos traduzem o trabalho da FVS-RCP no campo da pesquisa, orientadas pelas nossas linhas de pesquisas, estabelecidas pela instituição”, conta Sidnei.
A vencedora do primeiro lugar, Geovana Pinheiro, comemorou a vitória e agradeceu ao suporte que recebeu do Coordenador do Paic/FVS-RCP. “Agradeço em especial a minha orientadora Dra. Leila Alencar e ao Dr. Sidnei Campos, principalmente pelo apoio emocional e suas palavras positivas todas as manhãs”, disse a bolsista.
Projetos – Confira os 14 temas dos projetos apresentados na jornada científica:
Trabalho 1: “Caracterização dos casos de síndrome febril e/ou exantemática aguda em um município do interior da Amazônia: investigação epidemiológica de arboviroses” de Emily Lorrany Guedes da Silva, orientada por Vanderson de Souza Sampaio.
Trabalho 2: “Cadeia de transmissão dos casos emergentes na Pandemia da COVID-19 do Estado do Amazonas: estudo longitudinal de série de casos” de Geovana Ribeiro Pinheiro, com orientação de Marlúcia da Silva Garrido.
Trabalho 3: “A violência contra a mulher em tempos de isolamento social pelo novo Coronavírus no Estado do Amazonas” de Dayanne Printes da Silva e orientado por Erian de Almeida Santos.
Trabalho 4: “O uso das tecnologias de informação e comunicação na educação permanente na Fundação de Vigilância em Saúde no Estado do Amazonas” desenvolvido por Rayanne Pereira de Sousa e coordenado por Sidnei Campos.
Trabalho 5: “A prática educativa fundamentada na Vigilância em Saúde
Ambiental e os desafios das ações locais: estudo na FVS-RCP” de Taline Monteiro Barros, coordenado por Sidnei Campos.
Trabalho 6: “Correlação entre qualidade da água e ocorrência de doença diarreica aguda – DDA no Estado do Amazonas 2015-2019” de Victoria Costa de Araújo, coordenado por Maria Denise da Silva Menezes.
Trabalho 7: “Análise de risco de agentes tóxicos em alimentos da merenda escolar na cidade de Manaus-AM” por Sarah Loren Claudiano de Freitas e orientado por Augusto Kluczkovski Junior.
Trabalho 8: “Contaminação por Aflatoxina M1 em leite bovino produzido no Estado do Amazonas” de Luiz Carlos Gomes Diógenes com orientação de Augusto Kluczkovski Junior.
Trabalho 9: “Os impactos da pandemia de COVID-19 no controle da Malária em municípios do Estado do Amazonas” de Karen Gabrieli Martins Pontes e coordenado por Emily Marcele Soares Silva.
Trabalho 10: “Proposta para Microestratificação da Malária no Estado do Amazonas: uma ferramenta de suporte à implementação do processo de eliminação” de Alessandra de Oliveira Duarte com coordenação de Jaidson Nandi Becker.
Trabalho 11: “Produtos de mandioca: análise microscópica para pesquisa de sujidades, elaboração de Cartilha de Boas práticas e tabela de composição nutricional” por Riane Loureiro Araújo de Carvalho e orientado por Simone de Nazaré Melo Ramos.
Trabalho 12: “Análise das condutas profiláticas de acidentes provocados por animais silvestres ocorridos na regional do entorno de Manaus e Rio Negro, Amazonas, no período de 2014 a 2019” desenvolvido por Aline Viana de Moura por orientado por Leíse Gomes Fernandes.
Trabalho 13: “Estudo da Arte: lâmina de verificação de cura (LVC) em Unidades Terciárias de Diagnóstico de Malária” de Tatyana Karoline Gomes de Oliveira, com orientação de Ana Ruth Lima Arcanjo.
Trabalho 14: “Distribuição geográfica da Leishmaniose Tegumentar Americana no município de Manaus” por Cáritas Farias Loureiro, com orientação de Érica Cristina da Silva Chagas.
Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.
FOTOS: Quezia Pinheiro/FVS-RCP
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.