NOTÍCIAS

Em alusão ao Agosto Lilás, FVS-RCP realiza palestra sobre atendimento a vítimas de violência sexual
Última atualização: 31 de Agosto de 2021 - 15:43

Em lembrança a campanha do Agosto Lilás, que tem como intuito conscientizar sobre os perigos da violência contra a mulher, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realizou nesta terça-feira (31/08), uma webpalestra sobre atendimento às vítimas de violência sexual. O evento foi transmitido por meio de uma videoconferência. No total, 26 pessoas participaram remotamente.

O propósito da reunião foi compartilhar maneiras de acolhimento a pessoas que passaram por situações de violação sexual. A palestra foi organizada pela Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Gdant's/FVS-RCP).

Segundo a responsável pela Gdant's- FVS, Vera Lucia Queiroz, a videoconferência teve o objetivo de atingir principalmente os técnicos de Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis) dos municípios do interior do Estado. “Esperamos capacitar e atualizar os conhecimentos desses profissionais em relação ao atendimento às vítimas de violência sexual. Também frisaremos sobre a importância da notificação de cada caso, até mesmo para que haja subsídio das ações de combate”, reforçou Vera Lucia.

A coordenadora do Savvis da Maternidade Dr. Moura Tapajós, Zélia Campos, explicou que por se tratar de um momento vulnerável, esse atendimento deve ser realizado respeitando a privacidade do paciente. “O atendimento deve acontecer em um serviço de referência, garantido o sigilo das informações do paciente; respeitando a autonomia da vítima em tudo que ela quiser ou não fazer e oferecer os exames específicos para cada caso”, esclareceu Zélia, acrescentando que caso a violência tenha acontecido no período de 72h, deve ser oferecido medicamentos para evitar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui capacitações da Violências Interpessoal Autoprovocada, realizadas pela Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GDANT/FVS-RCP). A FVS-RCP funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.  

 

 

 

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP