NOTÍCIAS

FVS-RCP lança campanha interna do Outubro Rosa, nesta quarta-feira (06/10)
Última atualização: 6 de Outubro de 2021 - 15:43

Com a finalidade de conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher, tratando-se especialmente do câncer de mama e de colo de útero, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) iniciou, nesta quarta-feira (06/10), as atividades alusivas ao Outubro Rosa e à prevenção dessas doenças entre as servidoras da instituição. O evento será desenvolvido ao longo de todo o mês. No primeiro dia, 44 pessoas participaram do evento.

A ideia é ir além da campanha tradicional, abordando diversos aspectos do assunto, desde o educativo até as maneiras que um câncer pode afetar a autoestima de uma paciente, bem como sensibilizar funcionárias da instituição para a importância do autocuidado. O evento foi organizado pela Gerência de Agravos Não Transmissíveis da FVS-RCP (GDANTs/FVS-RCP) e pelo Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NES/FVS-RCP).

Na abertura do evento, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforçou a importância de se realizar os exames preventivos. “Todos os serviços de saúde estão engajados para aumentar as ofertas dos exames, com intuito de realização do diagnóstico precoce que é fundamental para reduzir a mortalidade”, destaca Tatyana.

Para a titular da GDANTs/FVS-RCP, Vera Lucia Queiroz, é importante falar sobre a saúde da mulher. “Precisamos cuidar da nossa saúde e incentivar outras mulheres a cuidar de si também”, disse Vera.

Segundo o palestrante e oncologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Paulo Mendonça, que também é membro da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde da FVS-RCP (Ceciss/FVS-RCP), a campanha é uma oportunidade de se falar sobre a saúde da mulher de forma ampla.

“Recomendo às pacientes, quando forem se consultar, não avaliar somente mamas e colo do útero, mas todo o corpo, como a pele e sintomas digestivos. Dessa forma, é possível diagnosticar outras enfermidades”, salientou Paulo.

A gerente do Núcleo de Sistema de Informações (Nusi/FVS-RCP), Ana Cabrinha, que superou um câncer de mama, considera que iniciativas como a realizada nesta quarta-feira na FVS-RCP são importantes para falar sobre o assunto. “Eu me sinto privilegiada por ter me recuperado da doença e acho importantíssimo a FVS-RCP ressaltar a importância da prevenção ao câncer”, destaca Ana. 

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

 

 FOTO: Kássio Moraes/FVS-RCP

LEGENDA: A palestra foi voltada para as servidoras da instituição

SONORA: Paulo Mendonça, membro da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde da FVS-RCP (Ceciss/FVS-RCP)