NOTÍCIAS

Amazonas entra na fase amarela, com baixo risco de transmissão da Covid-19
Última atualização: 8 de Outubro de 2021 - 19:53

O Amazonas foi classificado como risco baixo (fase 2 - amarela) a partir do cálculo de risco de transmissibilidade do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Estado, divulgado nesta sexta-feira (08/10) no Boletim Epidemiológico de Covid-19 nº 27 de 2021 disponível no site da FVS-RCP.

Nos últimos 14 dias (22/09 a 06/10), foi observada redução na média diária de casos confirmados de Covid-19, na taxa de incidência e no número de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados por pacientes com a doença.

A avaliação de risco é calculada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) conforme metodologia desenvolvida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), levando em consideração a capacidade do sistema de saúde e a evolução da Covid-19 no Amazonas.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que é o cenário é favorável que se deve, principalmente, à vacinação contra Covid-19 no Amazonas. No entanto, as medidas preventivas devem ser mantidas por todos no Estado.

“O momento ainda exige cautela e prudência. A vacinação é somada ao uso de máscaras, higiene das mãos e distanciamento social. É importante que continuemos com todos os cuidados para que não haja recrudescimento (avanço em maior intensidade) dos casos”, alerta Tatyana.

De acordo com o assessor da Sala de Situação de Saúde do Amazonas, coordenada pela FVS-RCP, Daniel Barros, esse resultado se deve à redução conjunta no número de novos casos, hospitalizações e óbitos pela Covid -19 no Amazonas, no período analisado.

“Foi observada redução expressiva de 80% da taxa de incidência, de agosto para setembro, em todas as faixas etárias. Também houve redução de 18% na média diária de casos confirmados da doença, sendo 18% na capital e 14% no interior do Estado nos últimos 14 dias.”, detalha Daniel.

Redução - Conforme o boletim epidemiológico, houve redução de 39% no número de leitos de UTI ocupados por pacientes com Covid-19 nos hospitais da rede pública de saúde. Na rede privada de Manaus, a redução foi de 43%. Também houve redução de 37% no número de leitos clínicos, ocupados por pacientes com Covid-19, nos hospitais da rede pública e de 63% na rede privada de Manaus.

Comparando a taxa de internação entre os meses de agosto a setembro de 2021, houve redução, acima de 70%, em todas as faixas etárias, principalmente, abaixo de 20 anos, com redução de 77%.

Já a média móvel diária de óbitos no Estado não sofreu alteração nos últimos 14 dias. Na capital, houve redução de 15% dos óbitos. Os dados são atualizados por data de ocorrência e publicados diariamente pela FVS-RCP.

Não houve óbito registrado em menores de 20 anos em setembro. Nos últimos meses, houve redução da mortalidade na faixa etária de 20 a 59 anos (75%) e nos idosos (82%).

Risco baixo – O Amazonas foi classificado para a fase 2 (amarela) no enfrentamento à pandemia de Covid-19, apresentando risco baixo com pontuação 5. O cálculo é realizado com base em indicadores nos campos de capacidade do sistema de saúde e evolução da epidemia.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 3182-8550 e 3182-8551.

 

FOTO: Diego Peres/SECOM

 

LEGENDA: Medidas preventivas devem ser mantidas para evitar evolução da pandemia de Covid-19 no Amazonas

 

SONORA: Daniel Barros, assessor da Sala de Situação de Saúde/FVS-RCP