FVS-RCP realiza implementação do Vida no Trânsito no interior do Estado
Última atualização: 14 de Outubro de 2021 - 17:43

Buscando fortalecer a vigilância em saúde no trânsito, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), a equipe da FVS-RCP visita, entre os dias 13 a 15 de outubro, o município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros a nordeste de Manaus), para realizar a implementação do Programa Vida no Trânsito em municípios do interior do Estado. O objetivo é entender o cenário de acidentes e trânsito em cada cidade participante do programa.

A iniciativa faz parte das ações iniciadas ainda em 2019, mas por conta da pandemia da Covid-19, foram realizadas de forma remota. Com a melhora no cenário epidemiológico da doença, as equipes responsáveis estão retomando presencialmente, de forma gradativa, os trabalhos nos municípios participantes do programa.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça que é esperado uma redução de acidentes graves e óbitos por acidentes de trânsito nestes municípios. “A intenção principal é fortalecer a vigilância em saúde nos municípios onde há mais registros de acidentes de trânsito, evitando assim, acidentes mais graves”, conta Tatyana.

De acordo com a responsável pela Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Gdant’s), Vera Lucia Queiroz, as ações realizadas nos municípios são para capacitar as equipes municipais para registrar corretamente os tipos de acidentes.

“Existem casos de acidentes que são registrados de maneira incorreta, ou nem são registrados como acidente de trânsito. A nossa equipe auxilia os técnicos locais em como documentar corretamente cada caso”, destaca Vera Lucia.

Cronograma – Na próxima quarta-feira (20/10), a ação se estende para o Município de Parintins, onde serão reforçadas as pautas relacionadas a prevenção de acidentes graves e óbitos no trânsito.

Os municípios de Coari, Humaitá, Presidente Figueiredo e Tabatinga receberam visitas da equipe da FVS-RCP neste ano. O cronograma segue com visitas aos municípios contemplados pelo Vida no Trânsito até o final de 2021.

Vida no Trânsito – O Programa Vida no Trânsito é idealizado pelo Ministério da Saúde e, no Amazonas, é coordenado pela FVS-RCP, em parceria com Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

No total, 11 municípios fazem parte do programa estadual, são eles: Boca do Acre, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tabatinga, e Tefé.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado, que inclui coletas de dados a respeitos dos acidentes de trânsito, realizadas pela Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da FVS (GDANTs).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

LEGENDA: Equipe da FVS-RCP promove palestras para capacitar técnicos dos municípios

SONORA: Vera Lucia Queiroz, responsável pela Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Gdant’s)