Amazonas não registra óbitos por Covid-19 pela segunda vez do mês de outubro
Última atualização: 17 de Outubro de 2021 - 16:37

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio do Boletim Diário de Covid-19, edição de nº 561, informa o diagnóstico de 17 novos casos de Covid-19, totalizando 427.164 casos da doença no Estado.

Conforme o boletim, não foram confirmados óbitos pela Covid-19. Até este domingo (17/10), o total de mortes pela infecção é de 13.756.

Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, no sábado (16/10), foi registrado 1 sepultamento pela Covid-19. O boletim acrescenta ainda que 617 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 0,14% dos casos confirmados ativos.

Rede de Assistência – Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, internados em Manaus, há 46 pacientes, sendo 22 em leitos clínicos (3 na rede privada e 19 na rede pública) e 24 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (2 na rede privada e 22 na rede pública).

Há ainda outros 10 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 2 estão em leitos clínicos na rede pública e 8 estão em UTI (2 na rede privada e 6 na rede pública).

No boletim consta, também, que há outros 4 pacientes internados com Covid-19, em leitos clínicos, na rede pública de saúde do interior do Estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Banco de dados – O boletim diário é construído com as informações disponibilizadas diariamente pelas prefeituras municipais, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados.

A consolidação dos casos notificados no Amazonas é realizada pela FVS-RCP a partir de informações obtidas em três sistemas: e-SUS Notifica, Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), até às 10h de cada dia. Em Manaus, foram notificados 700.641 casos, enquanto no interior do Estado, o número chega a 555.417.

Municípios – Dos 427.164 casos confirmados no Amazonas até este domingo (17/10), 204.530 são de Manaus (47,88%) e 222.634 do interior do Estado (52,12%).

A capital, Manaus, tem 10 novos casos confirmados. No interior, os 4 municípios que têm casos novos registrados são: Itacoatiara (3), São Gabriel da Cachoeira (2), Benjamin Constant (1) e Coari (1).

Óbitos – Entre as vítimas em Manaus, há o registro de 9.477 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus (SARS-CoV-2). No interior, são 61 municípios com óbitos confirmados até o momento, totalizando 4.279.

Não foram registrados óbitos no boletim de hoje.

Medidas preventivas contra a Covid-19 - O uso da máscara de proteção facial, manter a distância entre as pessoas, lavagens das mãos com água e sabão ou a utilização de álcool em gel e a adesão à imunização realizada na Campanha de Nacional de Vacinação contra a Covid-19 são as recomendações consideradas fundamentais no controle da circulação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), que continua presente no Estado.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

FOTO: Kássio Moraes/FVS-RCP

LEGENDA: São 427.164 casos confirmados no Amazonas até este domingo (17/10)