FVS-RCP participa de Workshop sobre Emergências de Saúde Pública e Desastres em Brasília
Última atualização: 5 de Novembro de 2021 - 15:44

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) está presente no workshop para apresentação de resultados dos projetos de pesquisa incentivados pela Unidade de Emergências de Saúde Pública e Desastres (PHE). O evento é promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e acontece nesta sexta-feira (05/11) em Brasília.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, participa do workshop em Brasília. “Aqui estão reunidos os pesquisadores e técnicos que atuam de forma incansável no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no país e poder compartilhar as experiências são fundamentais para fortalecer e inovar as estratégias de contenção do vírus, que permanece como um desafio para o mundo”, avaliou a diretora.

O pesquisador do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz-Amazônia), Felipe Naveca, presente no evento, apresentou o tema sobre o Trabalho de campo, diagnóstico e vigilância genômica do SARS-CoV- 2 na Amazônia Ocidental. “O Amazonas foi pioneiro da vigilância genômica implantada ainda em março de 2020, o que possibilitou a identificação de novas linhagens e variantes do vírus SARS-CoV-2, que continua presente no Amazonas”, explicou o pesquisador.

A programação contou também com a apresentação de resultados preliminares nos seguintes temas: “Pandemia de COVID-19 em Manaus observada através dos dados do estudo DETECTCoV-19”, “Aspectos epidemiológicos e imunológicos da coorte no arquipélago de Fernando de Noronha – PE”, “Estudo de efetividade vacinal para Covid-19”,  “Estudo de efetividade da Coronavac para população idosa no contexto de transmissão da variante Gamma, utilizando dados secundários”, “Vigilância genômica em tempo real de SARS-CoV-2 no Brasil, em três centro focais: LACENs de MG e BA e Hemocentro de Ribeirão Preto – SP”, e “Replick: Vigilância das arboviroses no contexto da pandemia da Covid- 19”.

FOTOS: Divulgação/ FVS-RCP