Notícias



Novembro Azul: FVS-RCP oferta exames de detecção de alterações na próstata para funcionários
Última atualização: 18 de Novembro de 2021 - 12:38

Exames ocorrem em parceria com a Semsa Manaus

 

Em alusão à campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza, nesta quinta-feira (18/11) e sexta-feira (19/11), exames de Antígeno Prostático Específico, conhecido por PSA, que indica alterações na próstata, na sede da instituição.

O exame é destinado a funcionários da instituição que possuam 40 anos ou mais e é realizado em parceria com o laboratório do Distrito de Saúde Norte (Disa Norte) da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus).

De acordo com a enfermeira Vera Queiroz, responsável pela Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GDANTs), Vera Queiroz, os exames foram programados para atender 250 funcionários. “Orientamos que os homens busquem realizar o exame de toque, mas o PSA funciona como ferramenta complementar no combate ao câncer de próstata”, destaca a enfermeira.

O agente de endemias Giulliano Nascimento, de 43 anos, foi um dos funcionários da FVS-RCP que realizou o exame. “Estou ansioso pelo resultado, mas é uma grande satisfação realizar esse exame no ambiente de trabalho, porque nos poupa muito tempo”, disse.

O também agente de endemias Frank Nixon Lopes, de 46 anos, também aprovou a iniciativa. “Muitos homens não costumam ter o cuidado com a própria saúde. Esse é o momento ideal para que possamos valorizar a vida com a prevenção, incluindo nós que somos profissionais de saúde”, disse.

Os exames PSA serão processados pela Semsa/Manaus que realiza o exame e vão emitir os resultados para a FVS-RCP. O PSA indica alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo. É diferente do exame de toque retal, que é considerado ainda mais eficaz para analisar possíveis alterações na próstata que podem ser indicativas de câncer de próstata.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

 

 

FOTOS: Jaqueline Macedo/FVS-RCP

SONORA: Agente de endemias Frank Nixon Lopes da FVS-RCP



Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.