NOTÍCIAS

Prevenção: FVS-RCP realiza exposição sobre tuberculose para estudantes da rede pública em Manaus
Última atualização: 3 de Dezembro de 2021 - 14:24

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio do Programa de Controle da Tuberculose do Amazonas (PECT) e em parceria com o Comitê Estadual de Controle à Tuberculose, realizou, nesta sexta-feira (03/12), a Exposição sobre Tuberculose na Escola (Expo-TB). O evento integrou ação de prevenção contra a doença realizada na Escola Estadual Adelaide Tavares de Macedo, no bairro Alvorada, zona oeste de Manaus.

A atividade de mobilização objetiva divulgar os sinais e sintomas da tuberculose, formas de diagnóstico, prevenção e tratamento para estudantes de escolas da rede pública de ensino. A programação foi planejada para que os alunos aprendessem o conhecimento e pudessem compartilhar para os colegas na escola.

O evento é uma atividade integrante do Comitê Estadual de Controle à Tuberculose, da qual o PECT é integrante. “Passamos a manhã conversando com os alunos sobre todos os aspectos que envolvem a tuberculose e as medidas preventivas, trabalhando de maneira ativa para que eles possam compartilhar os temas conversados”, destaca Jair Pinheiro, coordenador do Programa de Controle da Tuberculose.

De acordo com Marcia Julia Araújo Fonseca, diretora da Escola Estadual Adelaide Tavares, onde o evento foi realizado, a ação incentiva a busca dos alunos por assuntos importantes de saúde, como a tuberculose, que é um agravo em que é possível se prevenir. “Os estudantes ficam sabendo meios para se prevenir e como tratar. É um trabalho de ampla relevância”, disse a diretora.

Os estudantes, alvo da Expo-TB, aproveitaram a oportunidade de aprender mais sobre a tuberculose. “Descobri que você pode estar com a doença e nem saber”, afirma o estudante Oswaldo Maurício, de 18 anos.

Na programação, o uso de estratégias de Educação em Saúde, incluindo jogos de chão e de memória, microscópios e bancada de laboratórios, cartazes e banners e o protótipo de pulmão, ajudaram a facilitar o entendimento do conteúdo. “A exposição ilustra, por meio dos microscópios e outros equipamentos, assuntos que não conseguiríamos acessar dessa forma fora da escola”, afirma a estudante Leyse Almeida, de 18 anos.

Cenário – A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, que pode ser tratada em todas as unidades de saúde, com medicamento gratuito.

De janeiro a outubro de 2021, foram registrados 2.427 casos novos de tuberculose no Amazonas. Nesse mesmo período, em 2020, o dado foi de 2.428. Já em 2019, 2.699 casos. Em 2021, os municípios que mais registraram casos novos foram: Manaus (1.732), Manacapuru (71), Tefé (54), Iranduba (48), Tabatinga (42), Parintins (41) e Itacoatiara (37).

 

 

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP são (92) 2129-2500 e 2129-2502.

 

 

FOTOS: Jaqueline Macedo/FVS-RCP

 

 LEGENDA: Estratégia usa jogos para facilitar o entendimento do assunto para os estudantes

 

 SONORAS: Jair Pinheiro, coordenador do Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT); Marcia Julia Araújo Fonseca, diretora da Escola Estadual Adelaide Tavares; Oswaldo Maurício, de 18 anos, estudante; e Leyse Almeida, de 18 anos, estudante