Carta aberta à Sociedade
Última atualização: 23 de Dezembro de 2021 - 13:20

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, que hoje, merecidamente, teve acrescida na sua denominação o nome de: Dra. Rosemary Costa Pinto, por meio desta carta aberta, vem reiterar o compromisso com a ética e transparência que pautam os serviços prestados por esta jovem Fundação, ao longo dos seus 17 anos de existência.

Criada para planejar e executar a vigilância em saúde, atuando eminentemente no enfrentamento estratégico de doenças endêmicas, típicas na região amazônica como Malária e Dengue, e outros surtos e epidemias, foi durante o enfrentamento da Pandemia de COVID-19, desde março de 2020, que a FVS-RCP, liderada pela então diretora-presidente, Rosemary Costa Pinto, encarou o maior de todos os desafios. Uniu-se ao esforço mundial de instituições de saúde também confrontados simultaneamente com este desafio.

Desafio este encarado como missão de vida pelos servidores da saúde que de forma aguerrida não fugiram de seus postos de trabalho, mesmo diante do risco de adoecimento e morte, estas mulheres e homens de forma ininterrupta mantiveram sua fé e foco em salvar vida. Não foi diferente, para a nossa líder de Jornada.

Dra. Rose, que relembrava aos técnicos do órgão que aqueles números eram pessoas, entes queridos e eram amores de alguém. Para nossa grande consternação e tristeza, a perdemos para o mesmo vírus contra o qual, conduzidos por ela, lutamos com tanta tenacidade.

Em um ritmo frenético seguimos 2021, sem poder chorar esse luto e tantos outros, sem descanso, sem esmorecer e em meio ao pleno caos, os servidores da FVS-RCP encontraram novos laços forjados na amizade, lealdade, coragem e esperança de contribuir para um bem maior, porque acreditamos que a união de forma universal em todas as frentes, tem um único objetivo, a colheita de bons frutos para 2022, sem nunca esquecer o aprendizado de quem trabalha no enfrentamento de uma pandemia.

Do lado daqui da vigilância, vamos continuar na luta incansável, reiterando uma única mensagem: “Você também é responsável pela saúde de todos”!

Entendemos que vivemos na coletividade e o nosso papel como cidadãos, pode contribuir para o sucesso do controle desta Pandemia no Amazonas, ou para o seu retrocesso.

Excelente fim de ano!!!

Que 2022 nos traga aquilo que não foi possível em 2021.

Dezembro/2021 TATYANA COSTA AMORIM RAMOS,

Diretora Presidente, Interina, da FVS-RCP.