NOTÍCIAS

Amazonas vai promover campanhas de prevenção a doenças virais
Última atualização: 27 de Janeiro de 2020 - 15:24

Duas campanhas publicitárias de orientação à população sobre prevenção das doenças transmitidas por vírus devem ser realizadas no Amazonas. A informação é Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Segundo o órgão, uma será sobre as Síndromes Gripais e outra referente às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti – dengue, zika e chikungunya.

Ainda de acordo com a Susam, os focos das campanhas serão alertar os sintomas das doenças e orientar à população sobre onde buscar assistência.

A campanha dará uma atenção especial aos municípios e pretende alcançar portos e barcos que saem da capital com destino ao interior. Além da orientação sobre sintomas, a campanha orientará a população na eliminação dos criadouros do mosquito transmissor.

Boletim

De novembro do ano passado até agora, o Estado registrou 109 casos, conforme mostra o 3º Boletim da Situação Epidemiológica da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), nessa quinta-feira (23). Desse total, 11 casos foram confirmados como Influenza B, oito casos de adenovírus, três de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e dois para metapneumovírus.

Conforme o Boletim, foram confirmados cinco óbitos por SRAG provocadas por vírus (três por Influenza B, uma por adenovírus e uma por metapneumovírus). Oito óbitos por infecção respiratória investigados não tiveram confirmação de causa por vírus. Também não há registro de óbito por H1N1.

Sintomas

Febre alta, muita tosse, secreção, dificuldade de respirar e alteração do ritmo cardíaco são os sinais de alerta para as doenças respiratórias graves. Nesse caso, deve-se procurar uma unidade de urgência e emergência. Para os pacientes com indicação médica, está disponível em toda a rede de saúde pública e privada o antiviral Tamiflu de forma gratuita, na capital e no interior.

A FVS-AM informa que toda a rede de saúde está abastecida com o antiviral, preconizado para o tratamento da Influenza. O Ministério da Saúde recomenda que ele seja ministrado até 48h após o início dos sintomas.

Prevenção

A prevenção se faz com algumas medidas como a higiene das mãos com água e sabão. Também recomenda-se o uso do álcool em gel. Ao tossir e espirrar, não colocar a mão na boca e nariz, mas protegê-los com o antebraço. Deve-se evitar também levar crianças para locais fechados e com grande aglomeração.

Dengue, zika e chikungunya

O período de chuvas também é propício às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A campanha do Governo do Amazonas terá como alvo não apenas a capital, mas também o interior. O número de casos de dengue aumentou 51%, em comparação ao ano de 2018, segundo a FVS. Foram notificados 7.206 casos de dengue em 2019, contra 4.767 casos no mesmo período do ano anterior.