NOTÍCIAS

LER/Dort: FVS-RCP alerta para prevenção a doenças relacionadas ao trabalho em seminário virtual
Última atualização: 23 de Fevereiro de 2022 - 15:10

Dia Mundial de Combate às LER/Dort é celebrado em 28 de fevereiro

 

O combate às Lesões Por Esforços Repetitivos (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) é lembrado no Amazonas com seminário on-line promovido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). O evento contará com palestra sobre prevenção às doenças, na quinta-feira (24/02), pelo link https://bit.ly/3sbzw2O.

O intuito da videoconferência é chamar a atenção da sociedade sobre o que são LER e Dort e os fatores relacionados às causas dessas doenças e como é possível se prevenir desses distúrbios. “É preciso dar destaque para a importância em adotar medidas preventivas contra lesões associadas a movimentos e esforços repetitivos”, afirma Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

Esses fatores organizacionais relacionados ao ambiente de trabalho serão abordados no seminário pela fisioterapeuta Juliene Dantas, do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador da FVS-RCP (Cerest/FVS-RCP).

“Vamos falar sobre conceitos, causas, fatores relacionados e principais regiões do corpo afetadas nas fases da LER/Dort. Orientar sobre como o trabalhador pode se ajustar para obter melhor qualidade de vida”, disse a fisioterapeuta.

Seminário on-line – A prevenção à LER/Dort será abordada em formato de seminário on-line, transmitido por meio do Sistema IPTV da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do Núcleo Telessaúde Estadual do Amazonas.

Para acompanhar a transmissão, o video estará disponível no canal do Telessaúde AM (https://bit.ly/3h9YLML), Aplicativo Mano Web e no Programa IPTV (canal: telessaude-am).

LER/Dort – As LER e os Dort são distúrbios relacionados ao trabalho, decorrentes do uso excessivo do sistema músculo-esquelético e da falta de tempo para a recuperação, ocasionando incapacidade laboral temporária ou permanente.

O dia 28 de fevereiro é lembrado como o Dia Mundial de Combate às LER/Dort. A data foi escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência multilateral da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada nas questões do trabalho, especialmente no que se refere ao cumprimento das normas internacionais relacionadas às LER e Dort.

Prevenção – As medidas preventivas às LER/Dort variam de acordo com o perfil do paciente, da profissão, da rotina e ainda do ambiente de trabalho. No entanto, a prevenção está relacionada à ergonomia e às condições de trabalho.

Portanto, é preciso usar mobiliário adequado; adotar postura correta ao andar ou ficar de pé; sentar-se do jeito certo, preferencialmente em cadeiras com encosto, evitando cruzar as pernas; verificar o ritmo de trabalho e o excesso de carga horária; deixar o monitor na linha dos olhos e nunca mais baixo; e manter o teclado posicionado de maneira que o braço forme com o antebraço um ângulo de 90º.

Deve-se ainda usar apoio de mão arredondados e macios, que são colocados entre o teclado e a borda da mesa; usar apoio nos pés, um objeto parecido com degrau; realizar pausas durante as atividades manuais ou que provocam repetição de movimentos; fazer exercícios de relaxamento e alongamento para irrigar os tecidos.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção a doenças como as desencadeadas e/ou agravadas no ambiente de trabalho, por meio do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest/FVS-RCP).

A FVS-RCP funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

 

FOTO: Eduardo Prado/FVS-RCP

LEGENDAS: Descanso de pulso para mouse é um dos itens para evitar distúrbios LER/Dort | Fazer exercícios de alongamento é uma das medidas preventivas a LER/Dort

SONORA: Juliene Dantas, fisioterapeuta do Cerest/FVS-RCP