NOTÍCIAS

Prevenção: Exposição sobre Tuberculose mobiliza a comunidade escolar em Manacapuru
Última atualização: 24 de Março de 2022 - 15:31

Objetivo da mostra é destacar a importância da estratégia na investigação da ILTB

 

 Com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar para a importância da estratégia da investigação da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB), a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizaram a Exposição sobre Tuberculose (EXPO-TB), nesta quinta-feira (24/03), em Manacapuru.

A atividade foi realizada na Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru, e ocorre, também, em parceria com o Comitê Estadual de Controle da Tuberculose do Amazonas e a Secretaria Municipal de Saúde de Manacapuru (Semsa/Manacapuru).

Durante a EXPO-TB foi realizada mostra educacional interativa, oficina com alunos sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Também foi realizada testagem rápida para hepatites, sífilis e HIV. O diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, destaca que a EXPO-TB é uma estratégia de educação em saúde para fortalecer a prevenção à tuberculose para o público infanto-juvenil

“Toda informação de qualidade sobre prevenção a doenças é bem-vinda, principalmente quando se trata de adolescentes e crianças. Ter um espaço com interação lúdica, ajuda esse conhecimento a ser de fácil compreensão. Ao se tornarem conhecedores da doença, crianças e adolescentes transmitem esse conhecimento para as pessoas próximas”, destaca Daniel.

Infecção latente - A coordenadora do Programa Estadual de Controle à Tuberculose (PECT), vinculado à FVS-RCP, Lara Bezerra, ressalta que o tema da Campanha de prevenção contra tuberculose deste ano é “prevenção é a melhor estratégia”, destacando a Infecção Latente da Tuberculose (ILTB), que é o quadro quando há contato com a infecção sem apresentar sinais e sintomas da doença.

“Nosso objetivo é focar na Infecção Latente da Tuberculose, já que queremos chamar a atenção para que todos os contatos de caso de tuberculose procure uma unidade de serviço de saúde, para verificar se estão infectados e receber o diagnóstico e tratamento”, conclui a enfermeira Lara.

O coordenador do Comitê Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas, Euclides Souza, aprovou a ideia do município de Manacapuru ser a sede da campanha. “É muito importante, para nós, a campanha sair da capital e vir para o interior do estado. Nada melhor do que aproveitar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose para compartilhar informações sobre a doença e difundir a prevenção”, afirmou Euclides

A coordenadora da saúde escolar da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Vera Hitotuzi, ressalta que a direção da escola onde a EXPO-TB foi realizada apoiou e incentivou os alunos na participação do evento. “Essa parceria é muito importante, ajuda a criar uma cadeia de informação com os nossos alunos. Daqui, eles levam as informações para a família, amigos e vizinhos”, conclui Vera.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP são (92) 2129-2500 e 2129-2502.

 

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

LEGENDA: EXPO-TB ocorre em Manacapuru em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

SONORAS: Euclides Souza, coordenador do Comitê Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas | Vera Hitotuzi, coordenadora do Saúde Escolar da Seduc | Lara Bezerra, coordenadora do Programa Estadual de Controle à Tuberculose (PECT), vinculado à FVS-RCP