Saúde realiza oficina para detecção de Infecção Latente por Tuberculose
Última atualização: 1 de Abril de 2022 - 15:35

Treinamento é destinado para profissionais de atenção à Pessoas Vivendo com HIV

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta sexta-feira (1º/04), uma oficina sobre Infecção Latente por Tuberculose (ILTB) para profissionais de serviços de atenção à Pessoas Vivendo com HIV (PVHIV) em Manaus.

O treinamento faz parte da programação da Campanha Estadual de Controle à Tuberculose deste ano, que foi lançada em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), em 21 de março, com atividades destacando a importância da prevenção à tuberculose por meio da identificação de ILTB. A campanha é coordenada pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT-AM), da FVS-RCP.

A oficina busca tornar ainda mais sensível os serviços de saúde para detecção de Infecção Latente por Tuberculose. “É preciso ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento da ILTB entre pessoas vivendo com HIV, destacando que essa estratégia objetiva, também, alcançar as metas de eliminação da tuberculose como problema de saúde pública no Amazonas”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Dentro da atenção ao Serviço de Atenção às pessoas que vivem com HIV, a detecção da ILTB deve ser prioridade. “As pessoas com ILTB são aquelas que, em algum momento da vida, foram infectadas pela bactéria da tuberculose por exposição de contato com casos da doença, mas não estão doentes. O bacilo da tuberculose fica guardado no pulmão e a pessoa poderá vir a adoecer”, afirma a enfermeira Lara Bezerra, coordenadora do PECT-AM.

A oficina é a oportunidade para profissionais que atuam com as PVHIV façam o diagnóstico e tratamento da  ILTB, segundo ressalta a enfermeira Rita Castro, chefe do Núcleo de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus).

“Estamos compartilhando informação segura e consistente para que os profissionais de saúde possam ter esse olhar de prevenção, nos serviços com o manejo do HIV, desde o momento em que a pessoa chega à unidade de saúde. A redução de agravos inicia com a adesão dos profissionais, porque a gente quer cuidar bem das pessoas para que tenham qualidade de vida e livre de infecções oportunistas”, disse Rita.

Além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus), participaram da oficina profissionais de saúde da Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta, Organização da Sociedade Civil (OSCs) e Associação de Redução de Danos (Ardam).

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a prevenção à tuberculose por meio do Programa de Controle da Tuberculose (PECT), no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTOS: Tácio Melo/Secom

Legenda: Oficina foi realizada em auditório na Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado, em Manaus.

Sonora: Rita Castro, chefe do Núcleo de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids) e Hepatites Virais da Semsa/Manaus.