Organização Internacional para as Migrações doa equipamentos para o fortalecimento de cobertura vacinal de migrantes em Manaus
Última atualização: 1 de Abril de 2022 - 17:16

Doação foi realizada pela OIM à FVS-RCP e SES-AM, na quinta-feira (31/03)

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) realizou na quinta-feira (31/03), a doação para a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), de equipamentos para fortalecer as ações de saúde no plano de coberturas vacinais de migrantes em Manaus.

A OIM faz parte do Sistema das Nações Unidas e integra a organização intergovernamental promovendo ações no campo da migração. Os equipamentos serão encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus), órgão responsável pela imunização no território.

“Os equipamentos serão utilizados para ampliar a cobertura vacinal e o acesso da vacina para a população de migrantes, além de integrar outras ações estratégicas voltadas para esse público em Manaus”, ressalta a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Estiveram presentes na reunião, realizada na sede da FVS-RCP, em Manaus, a secretária municipal de saúde de Manaus, Shádia Fraxe; a Coordenadora do Programa Municipal de Imunização (PNI – Manaus), Isabel Hernandes; a representante da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Neylane Gonçalves; a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim; e a Coordenadora da Organização Internacional para as Migrações (OIM-Manaus), Jaqueline Almeida

Entre os equipamentos estão dois aparelhos de ar-condicionado, seis câmaras conservadoras de vacinas, 110 caixas térmicas, 30 termômetros digitais específicos para monitoramento de temperatura em freezers e caixas de vacinas e 850 bobinas térmicas.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-RCP).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

FOTO: Quézia Pinheiro/FVS-RCP