NOTÍCIAS

Estudantes bolsistas do PAIC na FVS-RCP apresentam parcial de pesquisas desenvolvidas sobre Vigilância em Saúde da Covid-19
Última atualização: 6 de Abril de 2022 - 17:39

Os trabalhos desenvolvidos fazem parte da edição vigente de 2021/2022 do PAIC

 

Estudantes bolsistas do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) apresentam, nesta quarta-feira (06/04) e quinta-feira (07/04), uma parcial das pesquisas científicas dentro do âmbito da Vigilância em Saúde desenvolvidas na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

A apresentação ocorre na sede da FVS-RCP, em Manaus. As atividades do PAIC são desenvolvidas por meio do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP). O PAIC é desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e visa apoiar, com bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa científica em Vigilância em Saúde.

A avaliação parcial está sendo realizada para com os trabalhos desenvolvidos na edição vigente de 2021/2022 do PAIC. Os relatórios parciais são avaliados por bancas de pesquisadores da FVS-RCP e de pesquisadores externos de diferentes instituições. Entre elas: Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Fundação de Medicina Tropical – Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que os projetos de Iniciação Científica integram estratégia da instituição para ampliação do conhecimento sobre Vigilância em Saúde. “Com o PAIC, é possível ampliar o desenvolvimento de pesquisas científicas dentro da fundação. Além disso, os estudantes podem contar com a orientação de pesquisadores que já atuam na vigilância”, destaca Tatyana.

De acordo com o coordenador institucional do PAIC 2021/2022 na FVS-RCP, Raimundo Sidnei Campos, os temas das pesquisas contemplam as diferentes áreas de competência da FVS-RCP. “Teremos projetos que tratam da investigação epidemiológica, de vigilância sanitária, vigilância laboratorial e educação em saúde”, detalha Sidnei.

NEP – O NEP na FVS-RCP tem por missão desenvolver atividades de caráter científico, tecnológico e de interação com a sociedade, em conformidade com a finalidade Institucional de promover e proteger a saúde, mediante o ensino e pesquisa aplicados às ações de Vigilância em Saúde, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população do Amazonas, baseado em evidências científicas. 

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.


FOTO: Natanael Maricaua/FVS-RCP

LEGENDA: projetos de pesquisas dos alunos do PAIC é avaliado por pesquisadores da FVS-RCP, Ufam, UEA e FMT-HVD.

SONORA: Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP