Tira-dúvidas: webinário do PNI no Amazonas visa ampliar cobertura vacinal contra Covid-19 no estado
Última atualização: 18 de Abril de 2022 - 12:19

Iniciativa é voltada para coordenações de imunização municipais; coordenação do PNI no estado integra a FVS-RCP

O Programa Nacional de Imunização (PNI) no Amazonas realiza, nesta segunda-feira (18/04), um webinário com o objetivo de dar suporte às coordenações de imunização municipais na ampliação da cobertura vacinal contra a Covid-19 no estado. A coordenação do PNI no estado é integrante da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

A gravação da transmissão está disponível em: https://bit.ly/3KVGC2p.

O treinamento on-line contempla o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação. “São especificidades da aplicação de vacina contra Covid-19 em vigor, mas atende a necessidade de manter as equipes de saúde atualizadas, já que no interior há muitas mudanças de profissionais”, destaca Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

O webinário é apresentado pela equipe estadual do PNI que atua diretamente com a vacinação contra Covid-19 e, entre os assuntos, enfoca o Plano Estadual de Vacinação contra a doença. “Estamos fazendo um grande tira-dúvidas envolvendo as estratégias para ampliar a cobertura vacinal nos municípios”, disse a enfermeira Josy Dias, do PNI no Amazonas.

Webinário – A iniciativa on-line é voltada para coordenações de imunização municipais, equipes que atuam na sala de vacina e demais interessados. A gravação da transmissão pode ser acessada posteriormente em por meio do link https://bit.ly/3KVGC2p.

Vacinação – Dados parciais do PNI apontam que 6.841.829 doses foram aplicadas em todo o estado, até este domingo (17/04), sendo 3.121.507 de primeira dose, 2.551.402 de segunda dose, 60.643 com dose única, 1.089.104 de 1ª dose de reforço e 19.173 de 2ª dose de reforço. A informação está disponível no site da FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br).

Visitas técnicas – Desde fevereiro, o Governo do Amazonas, por meio da SES-AM e da FVS-RCP, realizou visitas técnicas a 35 municípios prioritários que apresentavam cobertura vacinal contra Covid-19 de até 50% na população contemplada. As visitas são realizadas para dar suporte às ações estratégicas de ampliação da cobertura vacinal no interior do estado.

Em fevereiro, receberam as visitas técnicas os municípios de Santa Isabel do Rio Negro, Coari, São Paulo de Olivença, Rio Preto da Eva, Tabatinga, Atalaia do Norte, Guajará, Codajás, Barcelos, Nova Olinda do Norte, Anori, Anamã e Boca do Acre.

Em março, foram visitados os municípios de Alvarães, Caapiranga, Envira, Humaitá, Itamarati, Manacapuru, Ipixuna, Beruri, Maraã, Novo Aripuanã e Tefé. Ainda estão programados para receber visitas Borba e Maués, no mês de maio.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-RCP).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP são (92) 2129-2500 e 2129-2502.

FOTO:  Natanael Maricaua/FVS-RCP

LEGENDA: Webinário faz parte da estratégia para dar suporte às coordenações de imunização municipais no Amazonas

SONORA: Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP