NOTÍCIAS

Governo do Amazonas inaugura Sala de Situação para monitorar eventos de saúde pública na Tríplice Fronteira
Última atualização: 21 de Abril de 2022 - 15:19

 

Sala de Situação de Saúde foi inaugurada nesta quarta-feira (20/04) em Tabatinga

 

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), inaugura, nesta quarta-feira (20/04), a Sala de Situação em Saúde do Alto Solimões, em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), para aprimorar o monitoramento de eventos de interesse de saúde pública na Tríplice Fronteira entre Peru, Colômbia e Brasil.

A sala de situação possibilita ampliar a sensibilidade do sistema de Vigilância em Saúde para eventos de interesse em saúde pública e promover a comunicação de risco, isto é, a divulgação rápida e eficaz de informações que apoiem a tomada de medidas de controle em emergências em saúde pública na região. 

“O Alto Solimões é uma região estratégica para o Amazonas e, por ser uma área de fronteira, deve permanecer em constante vigilância para garantir a assistência aos municípios o mais breve possível. A sala de situação é um marco no avanço das estratégias de vigilância em Tabatinga”, destaca o secretário de estado de Saúde, Dr Anoar Samad.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a sala de situação fortalece as respostas às emergências de saúde com importância nacional e regional. “Está sendo, portanto, aprimorado o fortalecimento aos estados e municípios com profissionais capacitados para a aplicação do método epidemiológico e análises de dados no processo de vigilância e resposta às emergências”, afirma. 

A sala de situação no Alto Solimões atende a necessidade de fortalecimento de ações na região, caracterizada por fluxo grande de pessoas transitando entre os países da Tríplice Fronteira. “A região é desafiadora para a Vigilância em Saúde e a nova sala de situação vai facilitar a atenção à saúde e controle de doenças com estratégias compatíveis com a realidade local”, acrescenta Tatyana.

Segundo o diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, a equipe contempla a necessidade de desenvolver projeções e análises epidemiológicas. “A exemplo do que é realizado em Manaus, todo o monitoramento será realizado com posterior divulgação de alertas e boletins com informações epidemiológicas e orientações técnicas às equipes de saúde e à população”, afirma o diretor. 

A nova sala foi estruturada, com equipamentos de informática de alta performance, aplicativos de análise de dados e conexão à internet, na sede do Laboratório de Fronteiras de Tabatinga (Lafron), unidade laboratorial ligada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) da FVS-RCP. 

A estratégia conta com equipe formada por responsável técnico da FVS-RCP, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Tabatinga, além de profissionais de saúde da Colômbia e do Peru. 

Alto Solimões – A região do Alto Solimões está localizada no extremo oeste do Amazonas e corresponde a 13,8% do território do estado, sendo formada por nove municípios: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins.

Trata-se de uma região com alta mobilidade transfronteiriça protagonizada por populações ribeirinhas, indígenas e moradores das periferias urbanas em contato com a floresta e em situação de vulnerabilidade social. 

Sala de Situação – A Sala de Situação de Saúde é um espaço físico e virtual onde a informação é analisada sistematicamente por uma equipe técnica para caracterizar a situação de saúde de uma população, apresentando subsídios para a tomada de decisão, a gestão, a prática profissional e a geração de conhecimento, bem como demonstrar a atuação governamental em saúde. 

 

 

O Amazonas já dispõe de uma Sala de Análise de Situação em Saúde que é instalada na sede da FVS-RCP, em Manaus, sendo responsável pela geração da geração de conhecimento e informações de saúde na abrangência do Amazonas dentro do âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui o monitoramento e análise sistemática, disponibilização de informações e análises por meio da Sala de Análise de Situação em Saúde. 

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

 

FOTOS: Lucas Silva/Secom

LEGENDA: Nova Sala de Situação em Saúde abrange região da Tríplice Fronteira, entre Peru, Colômbia e Brasil (por meio de Tabatinga).