NOTÍCIAS

Saúde alerta para importância de idosos e profissionais de saúde se vacinarem contra influenza
Última atualização: 27 de Abril de 2022 - 12:08

Campanha contra sarampo ocorre em paralelo à vacinação contra doença

 

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), alerta a população sobre a importância de se vacinar contra a influenza. Nesta primeira etapa da campanha, que segue até o dia 2 de maio, estão sendo vacinadas pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

A estimativa populacional é de que, nesta primeira fase, iniciada em 4 de abril, seja vacinado um total de 412.180 pessoas, entre idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde.

Dados consolidados pela coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), da FVS-RCP, até segunda-feira (25/04), 58.531 pessoas, compreendidas neste grupo prioritário, foram vacinadas contra a influenza, ou seja, 14% do esperado.

“A imunização é essencial para a proteção da população contra o agravamento das doenças e precisamos da adesão dos amazonenses. É de extrema importância que as pessoas que fazem parte do público-alvo busquem os postos de vacinação o quanto antes”, afirma Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o objetivo é vacinar, no mínimo, 90% de cada grupo alvo da campanha, conforme meta preconizada pelo Ministério da Saúde. “Anualmente, a vacina é atualizada com a mutação do vírus identificada de um ano para o outro. Por isso, é tão importante que as pessoas se protejam, criando barreira contra o vírus da influenza”, destaca Tatyana.

Segundo a coordenadora estadual do PNI, Izabel Nascimento, os municípios do Amazonas estão abastecidos com as doses de imunizantes contra a influenza. “É necessário que trabalhadores de saúde e idosos com idade a partir de 60 anos procurem os postos de vacinação para evitar a disseminação viral no estado”, afirma Izabel.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra influenza inicia dia 3 de maio e segue até 3 de junho, tendo como público-alvo crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.

Sarampo – A campanha de vacinação contra o sarampo ocorre em paralelo à de imunização contra influenza. Nesta primeira etapa da ação, que iniciou no dia 4 de abril e segue até 2 de maio, estão sendo vacinados trabalhadores da saúde. Até segunda-feira (25/04), 86.357 profissionais da saúde foram vacinados.

Conforme o PNI, no Amazonas, a vacinação contra o sarampo ocorre de forma indiscriminada para trabalhadores da saúde e não há meta de cobertura nesse grupo. Na segunda etapa, de 3 de maio a 3 de junho, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado, o que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-RCP).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.


FOTOS: Quézia Pinheiro/FVS-RCP

LEGENDA: Primeira etapa da campanha segue até dia 2 de maio

SONORA: Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP