Técnicos da saúde visitam o Hospital Regional de Coari para fortalecer monitoramento e detecção de doenças
Última atualização: 29 de Abril de 2022 - 17:37
Município é o terceiro a receber equipes técnicas dos NVEH este ano
Continuando os trabalhos no interior do estado para fortalecer o Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, até esta sexta-feira (29/04), uma visita técnica no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus).
A visita técnica foi realizada no Hospital Regional de Coari Prefeito Odair Carlos Geraldo para monitoramento na detecção das Doenças de Notificação Compulsória (DNC), avaliações sobre prevenção, controle de infecções e segurança do paciente, orientações para as equipes técnicas municipais.
A estratégia segue o cronograma realizado pela Coordenação Estadual dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (CNVEH/FVS-RCP) e Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECISS), que já contemplou o município de Itacoatiara e Manacapuru.
“Nossas equipes continuam visitando os municípios do interior do estado. É um grande avanço institucional para a qualidade e organização dos serviços de saúde no interior, ajudando na detecção das Doenças de Notificação Compulsória e orientando às equipes locais”, ressalta Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.
A apoiadora do Ministério da Saúde (MS) no Amazonas, Fabiana Bianchet, destaca que as equipes do NVEH do município, estão sendo orientadas para qualificar e detectar doenças e agravos de interesse público no estado.
“Esse é o terceiro município que recebe as nossas equipes, além do NVEH, estamos monitorando as ações desenvolvidas na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Núcleo de Segurança do Paciente do hospital”, conclui Fabiana.
As visitas técnicas voltadas para a Vigilância em Saúde em ambiente hospitalar serão realizadas, até o mês de junho, em mais três hospitais do interior do estado: Parintins, Tabatinga e Tefé.
Vigilância Ambiental - Também em Coari, equipes do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), da FVS-RCP, realizaram, até esta sexta-feira (29/04), uma visita técnica para auxiliar os profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde do município no segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) do ano.
“Um levantamento para identificar como estão as infestações no município, detalhando quais são os bairros que estão mais infestados, qual o tipo de depósito mais frequente. Consolidando todas essas informações, temos como direcionar melhor o controle do mosquito e, consequentemente, reduzir a transmissão do vírus na comunidade”, afirma Elder Figueira, chefe do DVA/FVS-RCP.
Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e, por meio da Vigilância Epidemiológica Hospitalar, atua com vigilância permanente sobre os problemas de saúde que podem pôr em risco a saúde da população dentro do ambiente hospitalar. Por meio do DVA, a FVS-RCP atua na prevenção e controle de fatores ambientais que possam interferir na saúde humana.
A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.
FOTO: Divulgação/FVS-RCP
Legenda: Hospital Regional de Coari recebe visita técnica da FVS-RCP até esta sexta-feira (29/04)
Sonora: Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.