FVS-RCP realiza capacitação sobre emergência em saúde pública, em Manacapuru
Última atualização: 26 de Maio de 2022 - 17:48

Visita técnica é realizada até esta quinta-feira (26/05)

Com o objetivo de capacitar setores públicos sobre emergência em saúde pública na preparação e resposta para o enfrentamento de desastres, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, até esta quinta-feira (26/05), uma capacitação no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).

A capacitação visa reduzir o risco da exposição da população do Amazonas diante do enfrentamento a desastres, como cheia e estiagem, no aprimoramento de diversos setores públicos de Manacapuru e implantação do comitê municipal de enfrentamento de desastres ambientais.

A secretaria municipal de saúde de Manacapuru junto à Defesa Civil da cidade e às secretarias de Meio Ambiente e Educação locais participam da capacitação sobre emergência em saúde pública.

“A capacitação é uma estratégia em saúde pública para reduzir o risco da exposição da população e dos profissionais de saúde, reduzir doenças e agravos decorrentes de desastres deles bem como os danos à infraestrutura de saúde”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Segundo o vice-coordenador do Comitê de Vigilância em Saúde para Desastres (CVSD/FVS-RCP), José Carlos Guarlott, a capacitação tem o foco de treinar servidores das áreas técnicas de Manacapuru para que possam atuar juntos na preparação de emergências em saúde pública.

“Além de treinar as equipes técnicas, estamos implantando o Programa Estadual Vigidesastres e o comitê municipal de enfrentamento de desastres ambientais”, ressalta José.

Vigidesastres -  O Vigidesastres estabelece estratégias para a atuação em emergência de saúde pública por desastres de origem natural e tecnológicas, para a redução de doenças e agravos decorrentes deles.

Referência -  A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

LEGENDA: Capacitação visa reduzir o risco da exposição da população do Amazonas diante do enfrentamento a desastres

SONORA: Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP