NOTÍCIAS

Ministério lança iniciativa para mapear a educação na saúde
Última atualização: 8 de Junho de 2022 - 07:36

Ministro destacou necessidade de diagnósticos corretos

 

O Ministério da Saúde lançou na terça-feira (07/06) os Painéis Dinâmicos do Sistema de Mapeamento de Educação na Saúde (Simapes), um mecanismo de coleta de dados e de integração de base de dados visando mapeamento, monitoramento e avaliação da capacidade instalada no Sistema Único de Saúde (SUS) no processo de formação de profissionais da saúde.

Durante a cerimônia de lançamento dos painéis, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que os painéis representam um “corolário de um conjunto de políticas que visam a qualificação daqueles que lidam com a saúde”, o que inclui, segundo ele, os agentes de saúde, "que são aqueles que vão aos locais para coletar dados”.

“Não há sistema de saúde sem recursos humanos”, disse o ministro ao acrescentar que “o profissional de saúde não existe para si mesmo, mas para implementar políticas públicas do interesse da sociedade”.

Neste sentido, o ministro destacou a necessidade de diagnósticos sempre corretos. “E não há diagnóstico correto sem dados”, complementou ao defender ferramentas de comunicação a distância para levar a expertise das universidades mais adiante, em direção ao interior do país.

“Ao lançar um portal, o que se quer é aprimorar a formação dos médicos e ter diagnósticos completos dos campos de prática, porque precisamos de médicos em áreas remotas”, acrescentou.

 

FOTO: Antonio Cruz/Agência Brasil

FONTE: Agência Brasil