FVS-RCP realiza treinamento virtual sobre Vigilância Epidemiológica do Sarampo no Amazonas
Última atualização: 9 de Junho de 2022 - 14:32

Capacitação é destinada a profissionais de saúde

Para tornar a Vigilância em Saúde do Amazonas ainda mais sensível ao sarampo no estado, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), vem realizando desde  quarta-feira (08/06) até esta quinta-feira (09/06), treinamento para capacitar profissionais de saúde sobre prevenção e monitoramento da doença.

O treinamento virtual ocorre das 14h às 17h na plataforma Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), disponível em: https://www.youtube.com/c/telessaudeamazonasuea

O objetivo do treinamento virtual visa alertar profissionais da saúde na prevenção e monitoramento do sarampo. “Vacinar é o meio mais eficaz de prevenir o sarampo. É essencial capacitar os profissionais de saúde para intensificarem as ações de monitoramento e prevenção do sarampo, além de fortalecer o avanço da vacinação contra a doença no estado”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

De acordo com a enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Angela Desirée, que vai coordenar o treinamento, a cobertura vacinal contra o sarampo no Amazonas é de apenas 26% em crianças menores de cinco anos de idade.

“A vacinação contra o sarampo é disponibilizada para crianças a partir de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Todos os municípios já receberam o quantitativo necessário de vacinas para atender sua população. Nós da FVS-RCP, estamos intensificando as ações junto aos municípios para alcançarmos 90% de cobertura vacinal”, destaca Angela.

Dia D

No próximo sábado (11/06), o Governo do Amazonas, por meio da SES-AM e da FVS-RCP, realiza o Dia D da multivacinação, devido às baixas coberturas vacinais de doenças imunopreveníveis no estado. Na capital, a ação é realizada em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no Parque Cidade da Criança, situado na zona centro-sul, a partir das 9h.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

LEGENDA: O treinamento virtual sobre o sarampo ocorre pela plataforma Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

SONORA: Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP