NOTÍCIAS

FVS-RCP monitora vírus respiratórios no município de Maués
Última atualização: 12 de Julho de 2022 - 15:01

 

Visita técnica visa acompanhar implantação da vigilância sentinela dos vírus respiratórios

Para dar suporte ao processo de implantação da vigilância sentinela dos vírus respiratórios, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, até esta terça-feira (12/07), uma visita técnica no município de Maués (a 276 quilômetros de Manaus).

A vigilância sentinela dos vírus respiratórios serve como fonte de informação para possibilitar o monitoramento e identificação dos vírus que estão circulando no município, incluindo o vírus influenza e o novo coronavírus.

A técnica do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Inaiah Ordones, afirma que a visita técnica visa verificar o andamento da implantação do monitoramento de atendimentos por Síndrome Gripais em unidades sentinelas.

“Estamos dando prosseguimento aos fluxos do protocolo para que a vigilância sentinela funcione, além de monitoramento da Covid-19”, destaca a técnica do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Inaiah Ordones.

Prevenção- Os principais cuidados para evitar a infecção é, principalmente, buscar atualizar o esquema vacinal contra influenza e Covid-19, por exemplo; tomar extrema precaução com pessoas doentes, evitar aglomerações e ambientes fechados, lavar as mãos com água e sabão e continuar usando máscaras, já utilizadas para a prevenção contra a Covid-19, além de guardar o devido isolamento domiciliar em casos de aparecimento de sintomas gripais.

Referência- A FVS-RCP é responsável pela vigilância em saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

LEGENDA: Equipes técnicas realizam implantação da vigilância sentinela dos vírus respiratórios em Maués