FVS-RCP lidera reunião do grupo condutor IST/AIDS e Hepatites Virais para a construção do plano de ação estadual
Última atualização: 14 de Julho de 2022 - 12:18

Reuniões contam com membros de outras instituições e sociedade civil

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), contribui para a construção do plano de ação do Programa Estadual de HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e do Programa Estadual de Hepatites Virais. A reunião para formatação dos planos ocorreu nesta quarta-feira (13/07), na FVS-RCP.

Por meio do plano estadual de enfrentamento, controle e prevenção de HIV/Aids, outras ISTs e Hepatites Virais, o Amazonas busca fortalecer a ação integrada, entre Governo do Estado e prefeituras municipais, em relação às ações de prevenção, controle, diagnóstico e tratamento dessas doenças.

A coordenadora do Programa Estadual de HIV/Aids e outras ISTs, Luciana Koba, destaca que as reuniões do grupo condutor da formação dos planos estaduais atuam em cada um dos seis eixos de trabalho que estão sendo formatados para o plano. “Essa já é a quinta reunião. A expectativa é que seja concluída, em breve, essa construção coletiva do plano”, afirma.

Na reunião desta quarta-feira, o grupo condutor vai finalizar a formatação do eixo 4 do plano para os dois programas estaduais que tratam de advocacy e controle social.

Participam das reuniões para formação do plano de ação do Programa Estadual de IST/Aids e de Hepatites Virais organizações da sociedade civil e instituições, como a Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia “Alfredo da Matta” e Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.

Referência- A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

LEGENDA: Municípios do Amazonas recebem treinamento sobre esporotricose humana e animal nesta quinta-feira (14/07)