Imunização: Amazonas passa a vacinar maiores de 3 anos contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira
Última atualização: 18 de Julho de 2022 - 15:43

Nota com a determinação está disponível no site da FVS-RCP

A vacinação contra Covid-19 passa a contemplar crianças com idade entre 3 e 5 anos, com exceção das imunocomprometidas, a partir desta segunda-feira (18/07), com o imunizante Coronavac. A Nota Informativa com a determinação no estado está disponível no site da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), disponível em: https://bit.ly/3RDIvop

A estratégia de redução da faixa etária para vacinação contra Covid-19 atende à recomendação do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), que estimula a ampliação segura do uso do imunizante Coronavac para crianças de 3 a 5 anos.

Os municípios do Amazonas devem dar andamento à campanha de vacinação contra a Covid-19 com os estoques de imunizantes municipais já existentes. No entanto, a coordenação do PNI no Amazonas está monitorando o desenvolvimento das campanhas de vacinação contra Covid-19 nos 62 municípios. E o envio de novas doses ocorre mediante necessidades locais e agendamento.

Vacinação

A vacinação com o imunizante Coronavac não deve ser realizada em crianças imunocomprometidas, por exemplo, por doenças autoimunes; em tratamento pós-transplante de órgãos ou células tronco; ou, ainda, que façam quimioterapia.

Para o grupo etário de crianças de 3 a 5 anos de idade, a vacina contra Covid-19 não deve ser administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil e, por precaução, é recomendado um intervalo de 15 dias.

Os pais ou responsáveis devem estar presentes durante o ato da vacinação, manifestando concordância. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito.

Além disso, as crianças devem permanecer no local da vacinação por, pelo menos, 20 minutos, após a aplicação da dose do imunizante, facilitando que sejam observadas durante esse período breve pela equipe do posto de vacinação.

A vacinação contra Covid-19 é a principal ferramenta preventiva contra a doença e é essencial para reduzir as chances de agravamento, hospitalização e óbito pela doença. Além disso, a imunização contra Covid-19 é uma das medidas preventivas também para evitar casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P).

Quem deve se vacinar contra a Covid-19 no Amazonas

1ª Dose: Quem tem a partir de 3 anos e ainda não iniciou o esquema vacinal. É obrigatório que o menor de idade esteja acompanhado por um responsável maior de 18 anos.

2ª Dose: Quem tomou a 1ª dose da vacina e já se encontra no prazo da 2ª dose: AstraZeneca (28 dias), Coronavac (28 dias), Pfizer (21 dias) e Janssen (2 meses).

3ª Dose (1ª Dose de Reforço): Adolescentes de 12 a 17 anos imunossuprimidos que tomaram a 2ª dose há dois meses ou mais; pessoas a partir de 12 anos que tomaram a 2ª dose há 4 meses ou mais; pessoas a partir de 60 anos que tomaram a 2ª dose há 3 meses ou mais; imunossuprimidos que tomaram a 2ª dose há 28 dias ou mais;

4ª Dose (2ª Dose de Reforço): Imunossuprimidos que tomaram a 3ª dose há 4 meses ou mais; pessoas a partir de 18 anos que tomaram a 3ª dose há 4 meses ou mais; trabalhadores da saúde que tomaram a 3ª dose há 4 meses ou mais.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-RCP).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP

LEGENDA: Pais e/ou responsáveis devem procurar a imunização nos postos de vacinação coordenados pelas prefeituras municipais