NOTÍCIAS

Treinamento: Saúde capacita coordenações de centros socioeducativos sobre testagem de Covid-19
Última atualização: 19 de Julho de 2022 - 09:05

Capacitação foi realizada na segunda-feira (18/07), ressaltando critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS)

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, na segunda-feira (18/07), o treinamento para a equipe técnica da coordenação dos centros socioeducativos da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), para notificar casos de Covid-19 entre os socioeducandos.

O treinamento visa a inserção das notificações das testagens de Covid-19 de casos suspeitos e confirmados realizados pelos técnicos nos centros socioeducativos, conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).

“As notificações de Covid-19 estão inclusas na lista de notificação nacional compulsória. Ou seja, aqueles indivíduos que foram testados precisam ser notificados em até 24h”, destaca a técnica da Gerência de Vigilância de Doenças Transmissíveis (GVDT) da FVS-RCP, Inaiah Ordones.

As notificações de testagens devem ser inseridas em sistema oficial do Ministério da Saúde destinado para esse fim. A notificação de casos é ferramenta importante para que a Vigilância em Saúde possa traçar o cenário epidemiológico da Covid-19 em tempo oportuno e a contento.

 

 

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.


FOTOS: Eduardo Prado/FVS-RCP

LEGENDA: Centros socioeducativos recebem treinamento sobre notificação de casos de Covid-19