NOTÍCIAS

FVS-RCP integra encontro para discussão sobre erradicação da doença de chagas congênita
Última atualização: 19 de Julho de 2022 - 18:09

Encontro é realizado nesta terça-feira (19/07) e conta com a participação Ministério da Saúde

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza nesta terça-feira (19/07), um encontro para discutir o Programa Iberoamericano sobre Chagas Congênito, que tem o objetivo de contribuir para eliminação da transmissão materno-infantil da doença de Chagas.

O encontro visa apresentar o “Programa Iberoamericano - Chagas Congênito - Nenhum Bebe com Chagas: o Caminho para Novas Gerações sem Chagas”, projeto internacional criado para erradicação da transmissão materno-infantil da doença de Chagas. 

A FVS-RCP, juntamente com o Ministério da Saúde (MS), Fundação de Medicina Tropical - Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e SES-AM, traçam estratégias com apresentação e discussão do plano estratégico e metas de combate a chagas congênita.

“Nosso maior objetivo, enquanto saúde, é contribuir para a eliminação da transmissão materno-infantil da doença de Chagas a partir de uma abordagem multidimensional, tendo em conta as estratégias de controlo e prevenção de outras formas de transmissão da doença”, destaca o diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros.

Segundo o chefe do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), Elder Figueira, estão sendo estabelecidas metas até 2025 para eliminação da doença de Chagas congênita. “Vamos levar as metas estabelecidas no Brasil para Bogotá, na Colômbia, nos dias 8 e 9 de agosto, junto com outros países da América Latina, para discutir propostas”, afirma Elder. 

As metas serão apresentadas para a instituição financiadora Mundo Sano, fundação científica e não-governamental que trabalha para a prevenção e controle de doenças transmissíveis, como dengue, Chagas, malária, leishmaniose e helmintíase (parasitoses provocadas por vermes) transmitida pelo solo.

Referência- A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP

LEGENDA: FVS-RCP discute ações estratégicas para erradicação de Chagas Congênito

SONORA: Elder Figueira, chefe do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças (DVA)