NOTÍCIAS

Vigilância Sanitária: FVS-RCP aborda implantação de Sistema de Gestão da Qualidade em Vigilância Sanitária no âmbito do Estado do Amazonas
Última atualização: 19 de Julho de 2022 - 18:19

Reunião ocorreu nesta terça-feira (19/07)

A implantação de Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) foi o tema de reunião, realizada nesta terça-feira (19/07), pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). 

Durante a reunião, foi apresentado o SGQ no Devisa e o escopo de implantação do sistema no departamento. O compartilhamento dessas informações é um dos requisitos do processo de implantação do sistema na instituição, incluindo a abordagem sobre aprimoramento de processos e ganho na qualidade dos produtos voltados à população. 

O objetivo principal do SGQ é qualificar as ações e serviços a partir de padronização de rotinas e processos, conforme a Portaria nº 156/2021 da FVS-RCP. “Essa é primeira reunião da qualidade do Devisa, onde apresentamos as principais ações já realizadas dentro do processo de autoimplantação”, destaca o chefe do Devisa/FVS-RCP, Jackson Alagoas.

O SGQ do Devisa é coordenado pela Assessoria de Qualidade do Departamento. “Esse é o projeto-piloto para organizarmos a gestão da qualidade nos mais diferentes processos. Estamos revendo todos os detalhes, efeitos e desenvolvendo os indicadores da qualidade”, afirma o técnico do Devisa/FVS-RCP, Marcelo Izel. 

Na reunião desta terça-feira (19/07), o escopo de implantação foi apresentado, inicialmente, durante a atuação da Hemovigilância do Amazonas que investiga e monitora reações adversas do ciclo do sangue, desde a doação até o período após a transfusão sanguínea. 

Gestão de Qualidade 

Por meio da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade para o Departamento de Vigilância Sanitária do Amazonas é dada a ênfase à padronização de rotinas e processos de trabalho nas áreas de produtos, serviços de saúde, de interesse à saúde e estruturas físicas relacionadas às atividades sob vigilância sanitária desenvolvidas no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). 

Referência- A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP

LEGENDA: Gestão da qualidade para otimização de processos foi assunto da reunião realizada nesta terça-feira (19/07)