NOTÍCIAS

IST: Saúde realiza curso básico de Vigilância Epidemiológica e Manejo da Sífilis em Itacoatiara
Última atualização: 21 de Julho de 2022 - 10:08

A qualificação dos profissionais ocorreu até esta quarta-feira (20/07)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, até quarta-feira (20/07), o curso básico de Vigilância Epidemiológica e Manejo da Sífilis, em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus).

O conteúdo do curso consistiu na abordagem da Vigilância Epidemiológica e Manejo Clínico da infecção pelo Treponema pallidum, nas suas diversas formas como a sífilis adquirida, sífilis em gestante e sífilis congênita. 

Na programação estiveram atualizações quanto ao diagnóstico, tratamento, quadro epidemiológico, leis e portarias da Vigilância Epidemiológica da sífilis, além da qualificação da notificação.

A capacitação foi direcionada a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais de saúde de atenção primária à saúde, maternidade, vigilância epidemiológica e do Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria Municipal de Saúde de Itacoatiara.

A atividade integra o cronograma do projeto “Sífilis Não”, que tem como objetivo final certificar o município de Itacoatiara com o selo de boas práticas na redução de sífilis congênita.

“Estamos proporcionando, com o curso, a capacitação para o acompanhamento efetivo de pacientes atualizado, seguindo os protocolos atuais para aprimoramento da qualidade no monitoramento e visando reduzir os indicadores de sífilis”, destacou a coordenadora do Programa Estadual de HIV/Aids e ISTs, na FVS-RCP, Luciana Koba.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

 

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

LEGENDA: Itacoatiara recebe curso até esta quarta-feira (20/07)