Covid-19: Saúde identifica aumento de 150% na busca por imunização e orienta para oferta de vacinação e de testagens
Última atualização: 21 de Julho de 2022 - 14:32

Orientações estão disponível em comunicado da FVS-RCP

O Amazonas apresenta aumento de 150% no número de doses aplicadas de vacina contra Covid-19 no Amazonas no comparativo entre os primeiros 18 dias do mês de julho com o mesmo período do mês anterior (1 a 18 de junho). No entanto, as autoridades de saúde do estado alertam para a manutenção da ampliação da oferta de vacinação contra a doença e de testagens para diagnóstico.

A área técnica destaca que as orientações sobre as medidas de prevenção contra a Covid-19 estão disponíveis no Comunicado de Risco nº 10 da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) em conjunto com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). O documento está disponível em: https://bit.ly/3aXU1KG.

Em 2022, de 1º a 18 de junho, foram 98.819 doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas em todo o estado. Já de 1؟ a 18 de julho, o número saltou para 247.083 doses aplicadas. Em julho, a 2ª dose de reforço (popularmente conhecida como 4ª dose) é o tipo de dose com maior número de registros (5.963), seguido da 1ª dose de reforço (popularmente conhecida como 3ª dose) (4.225).

Cenário de Covid-19

O Comunicado de Risco destaca ainda a estabilização da média diária de casos de Covid-19 registrados em Manaus nos últimos 14 dias (6 de julho a 19 de julho), passando de 350 para 335 casos. No interior, a variação foi de 135 casos para 526.

Também no período dos últimos 14 dias, 11 municípios do interior do estado não registraram casos para Covid-19 e 29 municípios também do interior do Estado registraram menos de 20 casos nos últimos 14 dias. O Amazonas apresenta menor taxa de mortalidade (4,7 óbitos por 100 mil casos) e de letalidade (0,2%) desde o início da pandemia.

O Comunicado de Risco destaca que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de leitos clínicos por pacientes com Covid-19 é de, respectivamente, 31% e 55%.

Medidas de prevenção

A recomendação é que as prefeituras municipais, por meio das secretarias municipais de saúde, intensifiquem os esforços para o avanço da vacinação contra Covid-19 contemplando pessoas com idade a partir de 3 anos. Também é destaque a oferta da 2ª dose de reforço para maiores de 18 anos e profissionais de saúde.

O Comunicado de Risco destaca ainda que seja ampliada a oferta de exames diagnósticos para Covid-19, reforçando a orientação para o isolamento domiciliar dos casos confirmados e higienização das mãos. Outra medida é a realização do rastreamento e monitoramento de contatos de casos da doença pelas secretarias municipais de saúde.

A orientação de reforço é também para as medidas não farmacológicas (etiqueta respiratória, higienização das mãos, uso de máscaras para sintomáticos respiratórios, limpeza e desinfeção de ambientes).

O documento destaca ainda que cada município deve considerar a situação epidemiológica da Covid-19, com risco de transmissão local do novo coronavírus, para determinar a flexibilização do uso de máscaras de proteção respiratória. Em todo o Amazonas, o uso desse equipamento é recomendado a maiores de 70 anos, pessoas com comorbidades, com doenças de imunossupressão e com sintomas gripais.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-RCP).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP

LEGENDA: Comunicado de risco foi divulgado nesta quinta-feira (21/07)