FVS-RCP realiza palestra sobre medicamentos controlados aos farmacêuticos do Amazonas
Última atualização: 2 de Agosto de 2022 - 21:35
Webconferência foi realizada na segunda-feira (01/08)
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participou, na segunda-feira (01/08), de uma webconferência com os farmacêuticos de unidades da rede pública de saúde do interior do Amazonas.
A webconferência reuniu profissionais de farmácia do estado, com objetivo de orienta-los sobre as regras sanitárias relacionadas a prescrição, dispensação, registros e controle dos medicamentos pela Portaria nº344/98, dentro do Programa de Educação Continuada do Departamento de Políticas de Assistência Farmacêutica do Amazonas (DPAF/SES-AM).
O programa tem como foco trabalhar questões como a assistência farmacêutica, sendo ela um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e também para recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e uso racional.
"A ação é uma parceria onde a vigilância sanitária do estado leva conhecimentos e orientações para os profissionais, visando aprimorar a forma de como se trata os medicamentos, a questão dos registros, notificações, todas as regras sanitárias relacionadas ao controle de medicamentos", pontua a diretora-presidente da FVS-RCP, Tayana Amorim.
O chefe do Departamento de Vigilância Sanitária da FVS-RCP, Jackson Alagoas, destacou que a vigilância sanitária tem papel fundamental na orientação dos profissionais de saúde na temática dos medicamentos sob controle especial para que se cumpra adequadamente a legislação e também para a prevenção de problemas relacionados ao consumo desses produtos.
"Essa já é uma parceria de algum tempo onde a vigilância sanitária do Estado auxilia nesses momentos de educação continuada, que são atividades executadas pela secretaria de Estado da Saúde no Amazonas", destaca o chefe do Devisa.
Os medicamentos psicotrópicos e entorpecentes são regulamentados pela Portaria nº344 de 12 de maio de 1998 e precisam ser prescritos de forma adequada, dentro de um contexto seguro de atenção à saude, por isso a iniciativa da FVS-RCP teve o intuito de conversar com estes trabalhadores, para instruí-los visando uma melhor execução de suas atividades.
Referência
A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.
FOTO: Abrahão Graham/FVS-RCP
LEGENDA: FVS-RCP participa de encontro com farmacêuticos do Amazonas
SONORA: Jackson Alagoas, chefe do Departamento de Vigilância Sanitária da FVS-RCP
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.