NOTÍCIAS

Juntos pela Vida: Saúde incentiva vacinação infanto-juvenil em parceria com o MPAM e secretarias de educação
Última atualização: 3 de Agosto de 2022 - 15:26

Ação está sendo planejada junto à Semsa, Semed e Seduc 

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM),  é uma das instituições que está somando forças com o Ministério Público do Amazonas (MPAM) para a execução da campanha “Juntos pela vida”, que vai incentivar a vacinação dos estudantes no ambiente escolar. 

Em reunião realizada nesta terça-feira (02/08), na sede da FVS-RCP,  foram alinhadas estratégias junto às Secretarias Municipal e Estadual de Educação (Semed-Manaus e Seduc) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para alcançar o público alvo da campanha.

A iniciativa, promovida pelo órgão judiciário visa aumentar a cobertura vacinal em crianças e adolescentes em idade escolar. Ao final do processo, as escolas que participarem da campanha e alcançarem 80% dos estudantes vacinados, serão certificadas com um selo do MPAM. 

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, coordenou a primeira reunião de trabalho do grupo. “A partir da nossa parceria com o MPAM, convidamos os demais órgãos e, agora, estamos iniciando uma nova fase desse processo. Efetivamente, estaremos juntos com as ações de vigilância e conscientização da população”, destacou. 

Representando o MPAM, a promotora Romina Carmen Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Infância e Juventude do MPAM, destacou a importância da parceria com a SES-AM, por meio da FVS-RCP.  “A parceria com a FVS-RCP foi fundamental para que pudéssemos montar esse grupo. Foi a partir da fundação, que chegamos ao grupo que temos hoje, que envolve o executivo estadual e municipal ”, contou. 

Aumento da imunização 

A Semsa é a responsável pela vacinação da população em Manaus e também vai participar da campanha. A gerente de imunização da Semsa-Manaus, Isabel Hernandes, representou o executivo municipal na primeira reunião do grupo de trabalho. 

“Nós, da Semsa, estamos sempre trabalhando para melhorar a cobertura vacinal e essa iniciativa é mais uma para fortalecer nossas campanhas”, lembrou. 

Dados 

Na reunião, Seduc e Semed apresentaram os índices da cobertura vacinal entre o público atendido nas duas instituições. 

Vera Hitotuzi, coordenadora do Núcleo de Saúde da Seduc, reforçou o compromisso da equipe de educação em contribuir para o aumento dos índices na rede pública estadual de ensino. “Nós vamos trabalhar alinhados, com reuniões mensais, para que haja um acompanhamento muito próximo de todos”, afirmou. 

Referência 

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas que inclui a prevenção a doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-AM). 

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

 

FOTO: Abrahão Graham/FVS-RCP

LEGENDA: Diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, coordenou a reunião