NOTÍCIAS

Saúde leva curso básico de Vigilância Epidemiológica e Manejo da Sífilis para Manacapuru
Última atualização: 3 de Agosto de 2022 - 15:56

Esta é a segunda edição do curso, que já passou por Itacoatiara

 

Dando continuidade à qualificação dos profissionais de saúde, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), leva o curso básico de Vigilância Epidemiológica e Manejo da Sífilis a Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus).

A atividade está sendo realizada até amanhã (04/08). Esta é a segunda edição do curso, que consiste na abordagem da Vigilância Epidemiológica e Manejo Clínico da infecção pelo Treponema pallidum, nas suas diversas formas como a sífilis adquirida, sífilis em gestante e sífilis congênita.

Aos profissionais, estão sendo repassadas atualizações quanto ao diagnóstico, tratamento, quadro epidemiológico, leis e portarias da Vigilância Epidemiológica da sífilis, além da qualificação da notificação.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), na FVS-RCP, Luciana Koba, o objetivo é certificar o município com o selo de boas práticas na redução de sífilis congênita, dentro da campanha “Sífilis Não”. “Uma das estratégias das ações de vigilância é a qualificação dos profissionais, assim, conseguimos manter um padrão de qualidade, prezando pela prevenção e o diagnóstico precoce”, destaca.

Entre o público-alvo da ação, estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde, Maternidade, Vigilância Epidemiológica e do Centro de Testagem e Aconselhamento.

Itacoatiara

A primeira edição do curso ocorreu no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), no último dia 20 de julho. Os dois municípios buscam a certificação de boas práticas da campanha "Sífilis Não”.

 

 

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

 

FOTO: Divulgação/FVS-RCP