Paralisia infantil: Amazonas apresenta 68,37% de cobertura vacinal para prevenção da poliomielite
Última atualização: 4 de Agosto de 2022 - 17:49

Dados são da FVS-RCP, que emitiu alerta para municípios intensificarem a vacinação

Única forma de prevenção contra a paralisia infantil, a vacinação contra a poliomielite não tem alcançado índices satisfatórios no Amazonas. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), registrou, até julho de 2022, cobertura vacinal de apenas 68,37% das crianças de 0 a 4 anos de idade.

O dado é relativo à média dos últimos 4 anos. Mesmo disponível habitualmente e incluída no calendário vacinal infantil, desde 2019 a média anual tem reduzido e se distanciado do cenário ideal preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 95%.

Em 2019, a cobertura vacinal era de 83,29%. No ano seguinte, em 2020, o Amazonas alcançou somente 67,52% do público alvo. O percentual se manteve em 2021, quando a cobertura era de 66,51% da população. Em 2022, a cobertura vacinal registrada até junho de 2022 é de 46,72%.

Em 2022, somente dois municípios do estado apresentam cobertura vacinal satisfatória em relação à poliomielite. São eles: Itapiranga e Silves. Ambos ultrapassaram os 95% preconizados pelo MS. Os demais municípios, incluindo Manaus, estão abaixo da meta de cobertura vacinal.

De acordo com a enfermeira Angela Desirée, do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, estão sendo trabalhadas ações para dar suporte à operacionalização das campanhas de vacinação que são de responsabilidade das prefeituras municipais.

“A rede estadual de saúde, através da SES-AM e FVS-RPC, monitora toda a operacionalização das campanhas de vacinação, dando suporte aos 62 municípios. Visando a imunização do público-alvo, são realizadas visitas técnicas in loco, para acompanhamento do processo, desde a realização da campanha até a busca de faltosos, quando necessário”, afirma Angela.

Risco de reintrodução

Para evitar a reintrodução da Poliomielite no Amazonas foi emitido um alerta aos profissionais, autoridades e gestores em saúde dos 62 municípios. As orientações estão na Nota Técnica conjunta nº 023/2022 – FVS-RCP/SES-AM, disponível em: https://bit.ly/3bjXfsb

Prevenção e controle

A vacinação é a principal medida de prevenção da poliomielite, doença infecto-contagiosa, causada por um vírus que vive no intestino, o Poliovírus.

Há mais de 30 anos, o Amazonas não registra um caso da doença. O esquema vacinal consiste na administração de três doses de vacina inativada poliomielite (VIP), aos 2, 4 e 6 meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses.

O intervalo mínimo entre as doses é de 30 dias. Devem ainda ser administradas duas doses de reforço, a primeira aos 15 meses e a segunda aos 4 anos de idade.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP

LEGENDA: Vacina está disponível nas unidades de saúde dos 62 municípios