NOTÍCIAS

Profissionais da FMT-HVD são capacitados em coleta de material para diagnóstico de Monkeypox
Última atualização: 9 de Agosto de 2022 - 17:30

Unidade é referência para doenças infectocontagiosas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), está capacitando profissionais que atuam na Fundação de Medicina Tropical - Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), para realização da coleta de material para diagnóstico de Monkeypox. 

A primeira capacitação foi realizada nesta terça-feira (09/08), por farmacêuticos que atuam no Centro Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da FVS-RCP, que são multiplicadores do procedimento padrão para a coleta. O CIEVS recebeu as instruções em treinamento realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM). 

De acordo com a Josielen Amorim, coordenadora do CIEVS, um dos objetivo é que os profissionais capacitados também atuem multiplicando o conteúdo, da mesma forma que o CIEVS está atuando. “Pelo cenário atual da doença e por ser algo que é novo para muitos agentes de saúde, nós precisamos qualificar para garantir os melhores resultados”, destacou. 

A unidade de saúde foi escolhida por ser referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas. Com o treinamento, os profissionais estarão aptos a realizar a coleta do modo correto, que é fundamental para o diagnóstico laboratorial da doença. 

Durante a capacitação são repassadas técnicas sobre a coleta swab para análise laboratorial, incluindo quantas lesões devem ser analisadas, acondicionamento das amostras, identificação e encaminhamento para o laboratório e análises.é 

Cenário

Até  terça-feira (09/08), no Amazonas, são  5 confirmados laboratorialmente; 9 suspeitos em investigação pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Manaus (CIEVS-Manaus);  5 casos descartados após exame laboratorial.

Atendimento

 A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de Monkeypox.

 Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

FOTO: Divulgação/FVS-RCP