Saúde monitora ações de controle da tuberculose na capital e no interior do Amazonas
Última atualização: 10 de Agosto de 2022 - 12:27

Até setembro, serão nove reuniões com os 62 municípios

Para o controle da tuberculose na capital e no interior do Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), está apoiando no planejamento das ações de prevenção e combate à doença junto aos 62 municípios.

Desde o último dia 4 de agosto, a equipe do Programa Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas (PECT-AM), da FVS-RCP, está realizando reuniões com os coordenadores dos programas municipais de controle da tuberculose por regionais de saúde. A agenda segue até o dia 12 de setembro.

As reuniões estão acontecendo por calhas de rios e entorno da capital. Ao todo, serão nove reuniões ao longo do período, de acordo com a coordenadora do PECT-AM, Lara Bezerra. “O nosso objetivo é permitir que haja uma integração tanto regional, entre os municípios de cada calha/área, quanto em nível estadual. Assim podemos, juntos, traçar melhores estratégias”, afirmou.

Durante as reuniões, são apresentados os indicadores epidemiológicos da Tuberculose e Infecção Latente da TB, metas a serem alcançadas e as demais estratégias da vigilância em saúde. “Também estamos criando um momento de escuta das demandas porque assim também conseguimos identificar os desafios de cada localidade e apoiar como for possível”, afirmou.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões (tuberculose pulmonar), podendo acometer outros órgãos e sistemas (tuberculose extrapulmonar). É causada por bactérias que integram o complexo Mycobacterium tuberculosis.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP são (92) 2129-2500 e 2129-2502.

FOTO: Divulgação/FVS-RCP